Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Quatro exemplos de análise de cadernos dos alunos

Confira quatro situações de interpretação dos registros feitos pelos alunos no caderno e saiba como utilizar estas informações na formação continuada dos professores

POR:
Verônica Fraidenraich

1 Soluções diferentes

Campo aditivo

Calcule: 85 + 36 

Aluno 1

Foto: Cercilio

 

Explicação do aluno:
Separei o 6 em 3 e 3. Somei o 3 com 5 que deu 8. 80+30 é 110, + 8, 118 e + 3 que sobrou, 121.

Aluno 2

Foto: Cercilio

 

Faço 5+6, que dá 11. Coloco 1, e o 10 que sobra deixo ao lado do 5 (o aluno explica que é para não esquecer), e somo 10+30 (une com um arco), dá 40 e faço 80+40. Dá 120, mais o 1, 121.



Observar O uso de diferentes estratégias para uma mesma atividade, indicando que os alunos têm acesso a diversas formas de solucionar a questão e são estimulados a utilizar procedimentos próprios.
Quando não tem O professor não proporciona ao grupo a chance de usar diversos raciocínios para resolver uma questão.

2 Respostas comentadas

Uso dos porquês

Aluno 1 

Algumas descobertas
Descobrimos em nossa pesquisa como usar o "porquê". Usamos "porquê" junto em resposta e explicações. Usamos o "por que" separado em perguntas. Quando aparece o acento circunflexo (^) no porque ele está no fim da frase. Alguns exemplos: Por que os animais estão sendo extintos? Porque o homem não está cuidando bem do planeta!


Aluno 2 

Descobertas para o uso do porquê 
Compartilhando as frases sobre o uso dos PORQUÊS, descobrimos que: - escrevemos por que no início de frases quando fazemos uma pergunta. Usamos porque nas frases em que nós explicamos alguma coisa.


Observar A presença de comentários dos alunos com linguagem e conhecimento próprios - sinal de que o professor incentiva e valoriza a reflexão e a autonomia.
Quando não tem Os alunos podem estar sendo levados a anotar apenas a fala do professor ou as anotações que ele faz no quadro.

3 Correções explicadas

Visita ao Memorial do Imigrante

Querido aluno,
Após o passeio, você trouxe informações e produziu um texto. Agora, faça uma revisão, observando os comentários. Bom trabalho!
 

(...) Nesse espaço, fizemos uma comparação com o modo de vida atual e o de 1OO anos atrás. Diferentes hábitos, roupas e transportes. Como, por exemplo, as frutas, que eram vendidas em carroças. O comércio era separado, os homens tinham suas lojas e as mulheres outras, não podiam fazer compras juntos.

No Memorial?
Essa frase não tem verbo, vamos pôr um verbo?
Eles eram donos das lojas?

Observar Se o professor estabelece uma conversa com o estudante ao comentar a estratégia utilizada ou pedindo que acrescente, justifique ou retome algum ponto.
Quando não tem O professor deixa de fazer observações dirigidas às necessidades de cada aluno, usando o diálogo só nas situações de grupo.

4 Continuidade do estudo

Ortografia

São Paulo, 2 de março de 2010.
Pesquise em revistas 4 palavras com M no meio da palavra e 4 com N no meio da palavra. Cole-as no espaço abaixo.

Foto: Cercilio

 

São Paulo, 3 de março de 2010.
Registro das descobertas
Hoje nós olhamos a lista das palavras escritas com M e N no final da sílaba. Descobrimos que o M vem sempre antes do P e do B e que o N vem antes de todas as outras consoantes.

Observar
Se existe uma progressão nos desafios propostos, permitindo que o aluno use o que aprendeu anteriormente para resolver problemas mais complexos.
Quando não tem Os conteúdos são trabalhados de forma fragmentada e não há variação no grau de dificuldade nos exercícios.

Fotos: Cercilio

Quer saber mais?

CONTATOS
Escola Projeto Vida, tel. 11 2236 1458
Priscila Monteiro

Tags