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Uma emissora de televisão na escola

Eu fiz assim

POR:
Jurandir Salustiano
Foto: Marcelo Almeida
TODOS NA TELINHA O diretor Jurandir usa a TV para dar informes
e divulgar projetos pedagógicos na escola. Foto: Marcelo Almeida

"Dar um aviso, informe ou orientação a alunos e professores pessoalmente era uma atividade que tomava um tempo enorme da minha agenda. Nossa escola tem 63 turmas e mais de 2 mil alunos. Às vezes, essa tarefa me tomava um dia inteiro, sem contar o prejuízo pedagógico de interromper as aulas. Certo dia, dois assistentes administrativos, o João Carlos do Oliveira e o Alcides Padilha, sugeriram montar um canal de TV para transmitir os comunicados em tempo real para todas as salas. Duvidei um pouco da viabilidade do projeto pelo custo e pelas condições técnicas para sua implantação. Os funcionários esclareceram que bastaria montar um miniestúdio, uma televisão servindo de matriz e outros aparelhos interligados a ela. Graças a um projeto da Secretaria de Educação do estado do Paraná, já tínhamos uma TV em cada sala de aula e também em outros ambientes da escola, como a biblioteca e a sala dos professores.

Para montar o estúdio, usamos um banheiro desativado, de 20 metros quadrados. Lá colocamos um monitor, um aparelho de som com microfone, um tocador de DVD e uma filmadora, emprestada por um professor. João Carlos e Alcides interligaram as TVs com um cabo de antena simples, conhecido como coaxial, que custa em média 25 centavos o metro. Foi preciso adquirir também um seletor de canais, que distribui as imagens captadas pela filmadora. Ao todo, gastamos pouco mais de mil reais, sem contar o aparelho de som e o DVD, que já tínhamos.

Foi assim que nossa TV foi ao ar em janeiro de 2009! Começamos utilizando o recurso para dar informes administrativos a toda a escola. Porém uma ferramenta como essa não poderia ser usada só para isso. Antes da semana de provas, um dos membros da equipe gestora vai ao ar dar orientações de estudo aos alunos. Também divulgamos dicas de saúde, como as de prevenção da gripe H1N1, e - o mais bacana - agendamos horários específicos para que os estudantes apresentem os projetos desenvolvidos em sala de aula para todos os colegas. No ano passado, um dos mais interessantes foi o de preservação ambiental de uma turma de Geografia do 3º ano.

Outro programa marcante da nossa TV foi o debate entre as três chapas que concorriam ao grêmio estudantil. Este ano, colocamos com uma campanha no ar incentivando nossos jovens a tirar o título de eleitor. E ainda vamos montar com a equipe docente um banco de vídeos educativos para que os professores incluam a utilização da nossa TV no planejamento das aulas. Além de facilitar a rotina administrativa da escola, a TV se tornou um instrumento pedagógico."

Jurandir Salustiano é diretor do CE Júlio Szymanski, em Araucária, PR.

Resolveu um problema em sua escola com criatividade e eficácia? Conte para nós.

 

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