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Questionário sobre espaços de lazer

POR:
Noêmia Lopes

Para privilegiar a interação da garotada no intervalo e demais horários livres, é preciso investir em propostas diversificadas, como jogos de tabuleiro, atividades com bola e leituras variadas. Porém, antes da implantação de um projeto institucional em que estejam contempladas essas e outras possibilidades de lazer, é importante avaliar como a escola tem lidado com a questão do brincar.

Abaixo, um questionário para ajudá-lo nessa reflexão, montado com base no material Livro do Diretor: Espaços & Pessoas, da Comunidade Educativa CEDAC, em São Paulo, e nas sugestões da consultora Adriana Klisys, coordenadora da Caleidoscópio Brincadeira e Arte. É válido lembrar que toda a equipe deve preenchê-lo - gestores, professores e demais funcionários - e que é possível escolher mais de uma alternativa, quando necessário.

1. Os alunos têm um espaço especial para passar a hora do intervalo?
( ) Não.
( ) Sim.
( ) Sim, mas usam outros espaços para brincar além dele.

2. Esse espaço onde ficam é coberto?
( ) Não.
( ) Não, mas há outro espaço coberto, como salão e auditório.
( ) Sim, e a cobertura protege bem contra a chuva e o sol.
( ) Sim, mas a cobertura não protege bem contra a chuva e o sol.

3. O tamanho desse espaço atende ao número de alunos e às brincadeiras que eles costumam realizar?
( ) Não.
( ) Sim.

4. Esse espaço:
( ) Fica com muito lixo após o intervalo.
( ) Tem entulho acumulado (restos de tijolo, madeira, vigas de ferro e pregos)
( ) Serve como depósito para mobiliário, como carteiras e cadeiras, que não pode mais ser utilizado.
( ) Tem um piso adequado para brincadeiras que envolvem ações como correr e pular.
( ) Tem piso em ordem, sem rachaduras.

5. Esse espaço tem:
( ) Bancos para os alunos sentarem.
( ) Linhas que demarcam a quadra.
( ) Lixeiras para o lixo não ser jogado no chão.
( ) Plantas.

6. Quem o utiliza mais?
( ) Os alunos da educação infantil.
( ) Os alunos de 1º a 5º ano.
( ) Os alunos de 6º a 9º ano.
( ) Os meninos.
( ) As meninas.
( ) Todos, por meio de um rodízio de salas.

7. Qual é a atividade que predomina?
( ) Jogos com bola, como futebol, vôlei e queimada.
( ) Jogos como de trilha, baralho e dama.
( ) Brincadeiras de roda, corda, elástico e pega-pega.
( ) Conversas e reuniões dos alunos em pequenos grupos.
( ) Correrias e empurrões que sequer parecem brincadeiras.

8. Existem materiais disponíveis para os alunos?
( ) Não.
( ) Sim, brinquedos fixos como balanço e escorregador.
( ) Sim, como bola, corda e elástico.
( ) Sim, jogos como dama, xadrez, baralho e resta um.

9. Esse espaço é utilizado para outros fins?
( ) Não.
( ) Sim, para aulas de Educação Física.
( ) Sim, em atividades relacionadas ao trabalho em sala de aula.
( ) Sim, em atividades extras (festas e campeonatos inter-classes).

10. Há problemas na hora de utilizá-lo?
( ) Não.
( ) Sim, há atividades das aulas de Educação Física ocorrendo na mesma hora do intervalo.
( ) Sim, no intervalo, o espaço também é usado por alunos do período oposto.
( ) Sim, meninos e meninas querem realizar brincadeiras diferentes.
( ) Sim, os alunos mais velhos não deixam os mais novos usarem o espaço.

11. Na hora da brincadeira, algum adulto acompanha os alunos?
( ) Não.
( ) Sim, um ou mais professores.
( ) Sim, um ou mais funcionários de apoio (servente ou pessoal dos serviços de apoio).

12. Esse adulto tem a tarefa de:
( ) Apenas vigiar os alunos, intervindo quando há brigas e desentendimentos.
( ) Vigiar os alunos e desenvolver atividades lúdicas.
( ) Ser responsável apenas pelos alunos da educação infantil.
( ) Ser responsável apenas pelos alunos de 1º a 5º ano.
( ) Ser responsável apenas pelos alunos de 6º a 9º ano.
( ) Ser responsável por todos os alunos.

13. Durante o intervalo, os professores:
( ) Propõem atividades às turmas.
( ) Fazem uma pausa para descansar.
( ) Trocam ideias sobre o trabalho.
( ) Aproveitam para preparar atividades.

14. Durante o intervalo, o(a) diretor(a):
( ) Circula entre os alunos para conversar com eles e acompanhar o que está acontecendo.
( ) Faz uma pausa para descansar.
( ) Troca ideias sobre o trabalho com os professores.
( ) Dedica-se à sua rotina de trabalho dentro e fora da escola.

15. Os alunos com alguma deficiência costumam participar do intervalo com os outros alunos?
( ) Sim.
( ) Sim, mas somente entre eles pois não há integração com os demais alunos.
( ) Não, pois o espaço não permite que eles circulem livremente.
( ) Não, pois não existem materiais adequados disponíveis.

16. A escola tem livros sobre propostas lúdicas?
( ) Sim, eles são frequentemente usados para estudo e consulta dos educadores.
( ) Sim, mas a equipe não os conhece muito bem.
( ) Não.

17. O corpo docente recebe formação específica na área lúdica?
( ) Sim.
( ) Não.

18. As famílias contribuem com as atividades voltadas ao lazer dentro da escola?
( ) Sim, mas somente em festas e outros eventos.
( ) Sim, os pais dão sugestões de atividades e brincadeiras para o intervalo.
( ) Não.