Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Cultivar a expulsão de alunos como rotina

Assim não dá!

POR:
Verônica Fraidenraich
Ilustração: Thiago Cruz
Ilustração: Thiago Cruz

No horário reservado para resolver questões burocráticas, aparece na sua frente um aluno que foi expulso da classe. Você acha que o melhor caminho é conversar com ele ou dar-lhe uma bronca e que isso vai resolver o problema. Que nada! Na semana seguinte, vem outro e depois outro. Além de atrapalhar a rotina e tornar a sua sala um lugar temido pelos jovens, a falta de atitude dos gestores para diminuir as expulsões de sala de aula pode tornar comum uma prática que deveria ser exceção. Em pesquisa realizada este ano em escolas do estado de São Paulo por Luciene Tognetta e Telma Vinha, da Universidade Estadual de Campinas, 82% dos alunos disseram que já foram expulsos ou viram algum colega sendo colocado para fora de aula por comportamento inadequado.

À escola cabe identificar e analisar os motivos de atitudes inadequadas por parte dos estudantes e dos professores e funcionários. Uma primeira medida é levantar questões como: é sempre o mesmo aluno que é convidado a se retirar da sala? Ou é determinado professor que tem o hábito de expulsar? Que atitude levou à exclusão? As respostas vão apontar os caminhos para a ação: caso seja sempre o mesmo aluno, vale investigar como estão o desempenho dele, a participação na aula e o relacionamento com os colegas. Se é um docente que tem por costume tomar essa medida, é preciso saber o que o incomoda e oferecer maneiras de resolver conflitos. Como é a postura dele durante a aula? Os alunos entendem as atividades propostas?

É bom lembrar que algumas regras de convivência precisam ser discutidas pelos alunos para que eles também se sintam responsáveis por cumpri-las. E os critérios para punições estão entre elas. A escola é um espaço educativo e as situações de resolução de conflitos são ricas para que os alunos aprendam valores e atitudes da boa convivência social.

Tags