Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Como acompanhar obras na escola

Da justificativa do projeto à prestação de contas, todas as etapas que o gestor precisa conhecer para construir ou reformar

POR:
Verônica Fraidenraich

Administrar uma obra, de pequeno ou grande porte, é simples para quem tem familiaridade com a construção civil, mas pode ser um transtorno para o gestor que não entende do assunto. Muitas Secretarias de Educação assumem essa tarefa, mas isso não livra o diretor de saber como gerenciá-la e agir na busca de soluções.

Antes de sair construindo ou derrubando muros, é importante avaliar se o espaço está ocupado adequadamente, se a reforma de fato contribuirá para a aprendizagem dos alunos por meio da melhoria das condições e se é possível fazer adaptações que evitem a construção ou reforma. Caso a intervenção seja indispensável, deve ser feita durante o recesso escolar para garantir a segurança de todos que frequentam o local.

Em seguida, é preciso saber quais são os programas de governo (em nível federal, estadual e municipal) que destinam recursos para obras e reparos na infraestrutura e verificar na Secretaria de Educação se a escola participa de algum deles. O apoio de empresas, via doações e parcerias, é outra possibilidade.

Planejadas as ações em acordo com a comunidade escolar, é hora de justificar o projeto, pedir orçamentos, escolher a empresa, acompanhar as obras e prestar contas. A seguir, cinco pontos importantes sobre como gerenciar uma obra.

Quer saber mais?

CONTATOS
José Roberto Rizzotti
Pedro Huet de Oliveira Castro

BIBLIOGRAFIA
Programa de Capacitação à Distância para Gestores Escolares, Módulo VI, Série Caderno de Estudo - Como Gerenciar Recursos Financeiros?, Ana Maria de Albuquerque e José Roberto Rizzotti, 109 págs., Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed)

INTERNET 
Íntegra da Lei nº 8.666/93

Tags