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Prêmio Victor Civita: veja as dicas quem já ganhou

O diretor e as coordenadoras pedagógicas vencedores da categoria Gestão dão dicas sobre como elaborar o projeto

POR:
Gustavo Heidrich
Fotos: Marcos Rosa/Edu Lopes/Gustavo Lourenção
Adilma de Sousa, Amarildo Reino de Lima e Silvana Tamassia. 
Fotos: Marcos Rosa/Edu Lopes/Gustavo Lourenção

Revisar, revisar e revisar. Esse é um dos segredos para qualquer trabalho bem redigido. Como sempre dá esse conselho às professoras quando ensina a fazer o registro da prática, a coordenadora pedagógica Adilma de Sousa, de Itupiranga, a 572 quilômetros de Belém, não teve dúvida ao escrever o projeto para o Prêmio Victor Civita - Gestor Nota 10. "Redigi uma primeira versão, reli várias vezes, pedi sugestões para alguns colegas e fiz as mudanças necessárias. Nesse processo, contei com o apoio da minha supervisora na Secretaria de Educação, que retornou o texto com diversas observações. Juntas, chegamos à versão final do projeto que enviei", conta a vencedora de 2008.

Já Amarildo Reino de Lima, de Brasília, que ganhou o prêmio no ano seguinte, alerta para a importância de conhecer bem o regulamento (leia a íntegra). "Fiz uma reunião com todos os coordenadores para ler e discutir cada um dos artigos. Foi uma forma de fazer com que houvesse o envolvimento da equipe desde a inscrição e escolher a melhor maneira de adequar o relato da nossa experiência às exigências dos selecionadores", aconselha o Gestor Nota 10.

A participação da equipe também foi fundamental para a coordenadora pedagógica Silvana Tamassia - que, ao lado da colega Cláudia Zuppini, de Santo André, município da Grande São Paulo, venceu a primeira edição nessa categoria, em 2007. "Compartilhamos o projeto com representantes de alunos, professores e famílias. Isso nos ajudou a não esquecer nenhum detalhe, como a função que cada grupo teve", diz Silvana.

Abaixo, algumas dicas dos vencedores para você mandar um projeto de sucesso realizado na sua escola! As inscrições estão abertas de 11 de junho a 11 de julho, somente pelo site.
- Organize todos os registros do trabalho.
- Seja direto e objetivo ao traçar o perfil da escola e da comunidade e ao descrever as fases do projeto.
- Evite divagações e privilegie as informações que justificam e demonstram o impacto da proposta na aprendizagem (as estratégias usadas e as mudanças e adaptações pedagógicas ou administrativas).
- Detalhe a participação de cada segmento no trabalho desenvolvido.
- Destaque em que patamar estavam os alunos antes do projeto e aonde eles chegaram após o trabalho.
- Não coloque itens que não tenham comprovação.
- Confronte o projeto com o regulamento para se certificar de que todas as exigências feitas pelos selecionadores estão contempladas.

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