Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Uma parceria pelo esporte

Eu fiz assim

POR:
Ivan José Nunes Francisco
Foto: Bira Nunes
TREINOS SEGUROS "Agora os alunos praticam natação tranquilamente", diz Ivan Francisco
Foto: Bira Nunes

"Desde que assumi a direção da EE Tomé Francisco da Silva, em 1999, sempre incentivei a participação dos alunos em torneios esportivos. Futebol, natação, atletismo... Por isso, todos os anos nos inscrevemos nos Jogos Escolares de Pernambuco (os JEPs), organizados pela Secretaria Especial de Esportes do Estado. Sempre procuramos ter uma infraestrutura básica para os treinos. Até o ano passado, antes de a quadra coberta ficar pronta, os alunos treinavam diversas modalidades num campo de areia. Porém com a natação era complicado. Estamos na zona rural de Lagoa da Cruz, no município de Quixaba, no sertão pernambucano, e não temos piscina na escola. Quando eles queriam praticar para competir, iam a um açude próximo da cidade, o que era perigoso. Somente uma parceria garantiria uma boa solução para o problema.

Em 2000, resolvemos entrar em contato com uma associação de funcionários de um banco em Princesa Isabel - município da Paraíba que fica a 9 quilômetros de nossa escola. Lá há uma piscina semiolímpica. Marcamos uma reunião com o diretor, pedimos para usar o equipamento e acertamos o acordo: os alunos usariam o espaço duas vezes por semana e, em contrapartida, fariam apresentações de dança e teatro - projetos desenvolvidos nas aulas de Arte - nos eventos culturais do clube.

Hoje são quase 30 estudantes, do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, que treinam orientados por um graduando de Educação Física. Todos os anos, ganhamos medalhas nos JEPs: em 2009, foram uma de prata (em nado de costas) e três de bronze (em peito e nado livre). Agora os alunos praticam natação tranquilamente. Essa parceria só é possível porque temos o apoio dos pais, que incentivam a participação dos filhos nas aulas e nos treinos, e dos motoristas dos ônibus escolares, que dão carona aos atletas quando levam para casa as crianças de Princesa Isabel que estudam na escola.

O fato de estarmos em uma zona rural do sertão e numa região de difícil acesso nunca nos trouxe desânimo. Ao contrário, nos motiva a superar os desafios. O resultado é comprovado nos títulos esportivos e também nas avaliações externas de aprendizagem. Ganhamos, por exemplo, várias medalhas nas Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas e tivemos o melhor desempenho entre as escolas pernambucanas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2008, com a nota 52,35, e no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2007, com a nota 6,6 nos anos iniciais. Nossa escola ficou entre os seis finalistas no Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar ano-base 2008, dado pelo Ministério da Educação, e entre as cinco melhores no Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (Idepe)."

Ivan José Nunes Francisco é diretor da EE Tomé Francisco da Silva, em Quixaba, PE.

Resolveu um problema em sua escola com criatividade e eficácia? Conte para nós.

Tags