Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Prêmio Victor Civita: é hora de preparar o projeto

Trabalhos simples, mas bem desenvolvidos e articulados com a aprendizagem, são o foco da premiação

POR:
Verônica Fraidenraich
Ilustração: Rubens LP
Ilustração: Rubens LP

Muita gente acredita que, para inscrever sua escola no Prêmio Victor Civita - Gestor Nota 10, é preciso ter um projeto complexo, sofisticado e completamente inédito. Nada disso. O que os selecionadores da maior e mais importante premiação de Educação do Brasil esperam é que o trabalho tenha tido impactos positivos na aprendizagem. "O projeto pode ser simples, mas precisa ter sido planejado pela equipe gestora com o objetivo de melhorar o desempenho dos alunos", afirma Regina Scarpa, coordenadora pedagógica da Fundação Victor Civita e chefe da equipe de seleção do prêmio.

"Não há restrição quanto ao tema do projeto, porém é preciso que os conteúdos estejam claros, assim como os objetivos, as ações desenvolvidas e a articulação com a sala de aula de forma a promover o aprendizado dos alunos", explica Ana Inoue, selecionadora desta categoria. Em 2009, dos 652 projetos inscritos, 74 foram desclassificados por não obedecerem ao regulamento. O registro feito na inscrição deve trazer bem explicados a justificativa do projeto, os objetivos, os conteúdos curriculares, a metodologia e a avaliação.

A boa notícia deste ano é que o valor do prêmio aumentou: agora, o vencedor vai ganhar 15 mil reais - 5 mil a mais do que em 2009 -, além dos 10 mil reais destinados à escola. Os cinco melhores trabalhos receberão menção honrosa e uma assinatura anual de NOVA ESCOLA GESTÃO ESCOLAR e o escolhido como Gestor Nota 10 virá a São Paulo em outubro de 2010 para participar da festa de premiação e da Semana Victor Civita de Educação - três dias de formação.

Vale lembrar ainda que:

- O trabalho deve ter sido realizado e concluído entre fevereiro de 2009 e junho de 2010.

- A inscrição é feita no nome de apenas uma pessoa (diretor, coordenador pedagógico ou orientador educacional), ainda que outras tenham participado da elaboração e da execução do projeto.

- Podem participar profissionais em exercício das redes pública e privada, de escolas comunitárias ou filantrópicas de acesso público, de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Comece desde já a analisar as iniciativas que deram certo em sua escola, levantar as informações e preparar-se para a inscrição, que vai de 11 de junho a 11 de julho e será feita exclusivamente pela internet.

Tags