Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Programe 2010 sem atropelos

Calendário com adesivos para ajudar você e sua equipe a planejar as atividades do ano

POR:
Cinthia Rodrigues
Calendário 2010 da gestão escolar

A tarefa de distribuir os compromissos ao longo do ano está longe de ser fácil. Para colaborar, enviamos com esta edição de NOVA ESCOLA GESTÃO ESCOLAR um calendário de 2010 e 480 adesivos indicando reuniões e encontros que precisam ser agendados - e nos quais sua presença é imprescindível (veja a legenda abaixo).

Na rotina do diretor, ainda existem ações que podem ser realizadas periodicamente - como receber os alunos no portão. Essas estão em forma de lembrete no pôster.

Para a consultora do Centro de Educação e Documentação para Ação Comunitária (Cedac) e de NOVA ESCOLA GESTÃO ESCOLAR, Roberta Panico, o ideal é que o gestor preveja algumas atividades logo nos primeiros dias de trabalho, mesmo que depois haja mudança. "Flexibilidade é diferente de falta de planejamento. Cada compromisso precisa de prévia reserva de tempo", diz. Ela cita uma pesquisa feita pela Fundação Victor Civita - e publicada no número 4 de NOVA ESCOLA GESTÃO ESCOLAR - que traçou o perfil do diretor de escola pública no Brasil. Ao responder sobre como usam o tempo, eles mostraram que, por não planejar, acabam dedicando tempo demais a assuntos como merenda e supervisão da limpeza. "O diretor pode prever uma reunião periódica para cada um desses itens. Assim, ele garante o atendimento às demandas e evita as emergências, que consomem as horas que poderiam ser gastas com questões mais importantes", afirma.

 

Calendário 2010 da gestão escolar - legendas