Conselho de classe - ficha do gestor
O gestor também pode contribuir mais para o conselho de classe. O Centro de Educação e Documentação para Ação Comunitária (Cedac) propõe que o diretor responda a ficha a seguir para fazer uma autoavaliação sobre como participou no processo de aprendizado.
POR: GESTÃO ESCOLARNo calendário escolar, quantos dias estavam previstos para o bimestre? _____
E quantos dias letivos foram garantidos? _____
Os professores tiveram quantas faltas no decorrer do bimestre? _____
Quantos professores substitutos atuaram em cada classe? ______
Qual foi o período de substituição:
( ) menos de uma semana
( ) uma semana
( ) quinze dias
( ) um mês
( ) dois meses
( ) ou mais
A escola tomou as seguintes providências em relação aos alunos faltosos:
( ) Conversou com os alunos sobre a importância de sua presença.
( ) Chamou os pais e fez encaminhamentos cabíveis.
( ) Visitou as famílias.
( ) Solicitou ajuda ao Conselho Tutelar.
Quantos dias os alunos foram dispensados pela escola em virtude de:
( ) falta de água ou energia: ____ dias
( ) falta de professores: ____ dias
( ) falta de merenda: ____ dias
( ) reuniões: ____ dias
( ) eventos da Secretaria da Educação: ____ dias
( ) fatores climáticos: ____ dias
( ) outros: ____ dias
Foram garantidos os materiais básicos para aos alunos menos favorecido?
( ) sim ( ) não
Foram garantidos materiais básicos para os professores realizarem as atividades?
( ) sim ( ) não
Solicitou ajuda para os professores que acabaram de ingressar na escola e na rede de ensino?
( ) sim ( ) não
Acompanhou o cronograma de reuniões de planejamento dos professores?
( ) sim ( ) não
Assegurou em seu cronograma reuniões regulares com o coordenador pedagógico para acompanhar o processo de ensino?
( ) sim ( ) não
Antes de começar o conselho, peça aos professores que organizem alguns dados da sala e pergunte como foi o bimestre em relação as atividades propostas e ao atendimento individual por aluno. Essa conversa pode ser guiada pelo seguinte questionário:
Análise de situação de matrícula dos alunos na classe:
- recebidos por transferência: ____ alunos
- retenção de 01 ano: ____ alunos
- retenção de 02 anos: ____ alunos
- retenção por mais de 02 anos: ____ alunos
- distorção idade/ serie: ____ alunos
Quantas faltas no decorrer do bimestre tiveram os alunos com dificuldades de aprendizagens?
Ao planejar as atividades você:
( ) Teve a intencionalidade de desafiar os alunos.
( ) Selecionou antecipadamente os materiais de acordo com o propósito da atividade.
( ) Providenciou materiais.
( ) Planejou a interação entre os alunos.
Quais são as dificuldades desses alunos referentes aos conteúdos que foram propostos para o bimestre?