Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Conselho de classe - ficha do gestor

O gestor também pode contribuir mais para o conselho de classe. O Centro de Educação e Documentação para Ação Comunitária (Cedac) propõe que o diretor responda a ficha a seguir para fazer uma autoavaliação sobre como participou no processo de aprendizado.

POR:
GESTÃO ESCOLAR

No calendário escolar, quantos dias estavam previstos para o bimestre? _____

E quantos dias letivos foram garantidos? _____

Os professores tiveram quantas faltas no decorrer do bimestre? _____

Quantos professores substitutos atuaram em cada classe? ______

Qual foi o período de substituição:
(  ) menos de uma semana
(  ) uma semana
(  ) quinze dias
(  ) um mês
(  ) dois meses
(  ) ou mais

A escola tomou as seguintes providências em relação aos alunos faltosos:
(  ) Conversou com os alunos sobre a importância de sua presença.
(  ) Chamou os pais e fez encaminhamentos cabíveis.
(  ) Visitou as famílias.
(  ) Solicitou ajuda ao Conselho Tutelar.

Quantos dias os alunos foram dispensados pela escola em virtude de:
(  ) falta de água ou energia: ____ dias
(  ) falta de professores: ____ dias 
(  ) falta de merenda: ____ dias 
(  ) reuniões: ____ dias 
(  ) eventos da Secretaria da Educação: ____ dias
(  ) fatores climáticos: ____ dias 
(  ) outros: ____ dias 

Foram garantidos os materiais básicos para aos alunos menos favorecido?
(  ) sim (  ) não 

Foram garantidos materiais básicos para os professores realizarem as atividades?
(  ) sim (  ) não 

Solicitou ajuda para os professores que acabaram de ingressar na escola e na rede de ensino?
(  ) sim (  ) não 

Acompanhou o cronograma de reuniões de planejamento dos professores?
(  ) sim (  ) não 

Assegurou em seu cronograma reuniões regulares com o coordenador pedagógico para acompanhar o processo de ensino?
(  ) sim (  ) não


Antes de começar o conselho, peça aos professores que organizem alguns dados da sala e pergunte como foi o bimestre em relação as atividades propostas e ao atendimento individual por aluno. Essa conversa pode ser guiada pelo seguinte questionário:

Análise de situação de matrícula dos alunos na classe:
- recebidos por transferência: ____ alunos 
-  retenção de 01 ano: ____ alunos
-  retenção de 02 anos: ____ alunos 
-  retenção por mais de 02 anos: ____ alunos 
-  distorção idade/ serie: ____ alunos 

Quantas faltas no decorrer do bimestre tiveram os alunos com dificuldades de aprendizagens?

Ao planejar as atividades você:
(  ) Teve a intencionalidade de desafiar os alunos.
(  ) Selecionou antecipadamente os materiais de acordo com o propósito da atividade.
(  ) Providenciou materiais.
(  ) Planejou a interação entre os alunos.

Quais são as dificuldades desses alunos referentes aos conteúdos que foram propostos para o bimestre?