Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Uma escola de pesquisas

Eu fiz assim

POR:
GESTÃO ESCOLAR
Foto: Jarbas Oliveira
MÉTODOS CIENTÍFICOS O diretor Plácido Sousa reorganizou o tempo escolar para incentivar a investigação em todas as áreas. 
Foto: Jarbas Oliveira

"Agitação nos corredores. Alunos correndo para todo lado com maquetes, tubos de ensaio e líquidos coloridos. Era assim, de última hora e sem grandes impactos na aprendizagem, que se realizava a Feira de Ciências no Liceu Estadual de Maracanaú, em Maracanaú, a 25 quilômetros de Fortaleza. Eu era professor de Física e Matemática antes de assumir a direção da escola, em 2004, e sabia o quanto Ciências é importante para atiçar a curiosidade e o conhecimento dos alunos. Ensiná-la somente para apresentar trabalhos em feiras não tinha sentido. Era essencial também fazer com que os jovens se sentissem protagonistas do processo de aprendizagem para que se tornassem estudantes de verdade. Resolvemos transformar a escola em um espaço voltado para a pesquisa e o conhecimento científicos. As aulas espalhadas durante o ano dificultavam a investigação e a continuidade dos projetos. Por isso, nós, da equipe de gestão, apostamos na mudança do tempo escolar. Metade das turmas passou a ter aulas de Exatas e Biológicas em um semestre e de Humanas em outro, e a outra metade, o contrário.

Para ajudar no planejamento das aulas, designamos um coordenador pedagógico para cada série e um professor-coordenador para cada duas turmas. Os trabalhos são desenvolvidos por grupos de três estudantes, que elegem os temas com base nos conteúdos curriculares. No horário extraclasse, um professor orientador acompanha a pesquisa, os experimentos e a investigação de campo. As conclusões dos trabalhos são apresentadas para a comunidade e uma banca avaliadora. Os autores das melhores propostas recebem uma assessoria para inscrevê-las em feiras de Ciências nacionais e internacionais - e, com isso, já ganhamos dezenas de premiações. Hoje, o sistema de projetos e pesquisa que começou em Ciências abrange todas as disciplinas.

O mais importante para quem quer começar um trabalho assim é saber usar os recursos disponíveis. Quando começamos, nem laboratório tínhamos. Por meio de experimentos simples em sala de aula, os professores despertaram a curiosidade dos alunos e promoveram o conhecimento científico. A secretaria percebeu o sucesso da proposta e agora as viagens e os equipamentos são bancados pela rede. Nos últimos quatro anos, a escola se tornou a sexta melhor em desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio no Ceará e a décima na avaliação feita pelo estado."

Plácido Sousa é diretor do Liceu Estadual de Maracanaú, em Maracanaú, Ceará.

Resolveu um problema em sua escola com criatividade e eficácia? Conte para nós.