Módulo 4: Tudo muda o tempo todo
Formação continuada em Ciências
POR: GESTÃO ESCOLARCriança que tem a curiosidade valorizada costuma ir além das perguntas e manifesta cada vez mais vontade de experimentar e entender o mundo que a cerca. Por isso mesmo, mostrar de que materiais se originam os objetos que utilizamos no dia a dia pode ser uma excelente oportunidade de ampliar os conhecimentos dos alunos desde as séries iniciais. Luciana Hubner, consultora pedagógica da Abramundo Educação em Ciências, em São Paulo, propõe trabalhar a formação dos professores no eixo temático Materiais e Transformações por meio da investigação científica e refletir sobre a prática pedagógica levando em consideração os Direitos de Aprendizagem da área de Ciências da Natureza. Com a ajuda da sequência a seguir, você orienta os docentes a criar e analisar boas situações de aprendizagem em que os estudantes são confrontados com questões do mundo real.
Objetivo geral
Formar professores do 1º ao 5º ano para ensinar os conteúdos de Ciências, despertando nos alunos o desejo de conhecer e compreender a disciplina.
Objetivos específicos deste módulo
- Apresentar a investigação como uma etapa central na construção do conhecimento científico e indispensável para aprender Ciências.
- Ampliar os conhecimentos dos professores sobre os conceitos de materiais e transformações e sua problematização em sala de aula.
- Elaborar novas atividades a ser desenvolvidas em uma sequência didática com o objetivo de aprofundar a compreensão de um conceito ou ampliar as práticas investigativas.
Conteúdo
- Elaboração de planejamento para o trabalho sobre os conceitos de materiais e processos de transformação.
Tempo estimado
Dois meses e meio, com reuniões quinzenais.
Material necessário
Cópias dos textos citados ao longo do projeto de formação, computador e projetor.
Desenvolvimento
1ª reunião: Análise sobre os Direitos de Aprendizagem
1 Nessa reunião, os professores irão analisar e discutir as práticas de trabalho com o eixo Materiais e Transformações. Para iniciar, converse sobre alguns objetos utilizados no dia a dia, como lápis, copos, canecas, recipientes plásticos, cadernos e blocos de papel. Discuta de que são feitas essas coisas e ressalte que perguntas como essa têm despertado a curiosidade das pessoas desde o início dos tempos. Nós, e também os alunos, consumimos uma variedade imensa de produtos, resultado dos avanços da Química e de outras ciências, sem conhecer a origem deles. Estudar os processos de obtenção e transformação dos materiais coloca em foco aspectos como o consumo praticado pela sociedade e a dependência cada vez maior do processamento de substâncias. Saliente a importância de levar essa temática para a sala de aula desde as séries iniciais.
2 Separe os professores em grupos e indique que eles discutam o trabalho que realizam com o eixo temático em questão, tendo como diretriz as seguintes perguntas:
- A abordagem está de acordo com quais objetivos do documento Direitos de Aprendizagem?
- Os alunos têm tido oportunidade de investigar alguns materiais, suas propriedades e as evidências de mudança de estado e forma e outras transformações?
Destaque três situações que exemplifiquem esses aspectos.
1. Direitos de Aprendizagem da Área de Ciências da Natureza
I. Encantar-se com o mundo e com suas transformações, bem como com as potencialidades humanas de interagir com o mundo e de produzir conhecimento e outros modos de vida mais humanizados.
II. Ter acesso a informações pertinentes à ciência e conhecê-la como processo que envolve curiosidade, busca de explicações por meio de observação, experimentação, registro e comunicação de ideias.
III. Compreender as relações socioambientais locais para construção de uma cultura de pertencimento e de convivência sustentável em dimensões universais.
IV. Assumir atitudes e valores de admiração, respeito e preservação para consigo, com outros grupos, com outras espécies e com a natureza.
V. Conhecer ações relacionadas ao cuidado - para consigo mesmo, com a sociedade, com o consumo, com a natureza, com outras espécies - como um modo de proteger a vida, a segurança, a dignidade, a integridade física, moral, intelectual e ambiental.
VI. Inventar, perguntar, observar, planejar, testar, avaliar, explicar situações, interagindo socialmente para tomar decisões éticas no cotidiano.
(Página 106)
3 Discuta inicialmente a primeira questão, conversando sobre como têm conduzido as aulas e buscado alcançar os objetivos. Depois, debata as respostas à segunda pergunta e estimule que o grupo analise se as situações citadas realmente criam condições para os alunos investigarem os aspectos apontados. Tome nota das situações que forem consideradas por todos como exemplos favoráveis às condições de aprendizagem para voltar a elas nas reuniões seguintes.
2ª reunião: Definição de objetivos
1 Comece com a leitura da apresentação sobre o eixo Materiais e Transformações, na página 111 do documento Direitos de Aprendizagem.
2 Apresente os objetivos contidos no documento. Discuta cada um deles questionando a pertinência do trabalho e as possibilidades de ampliar as atividades sobre eles.
Eixo materiais e transformações Objetivos de aprendizagem | 1º ano | 2º ano | 3º ano |
Identificar de que são feitos os diversos objetos que fazem parte do universo das crianças. | I | A | C |
Associar materiais a objetos em função das propriedades e usos. | I | A | A |
Nomear as mudanças de fases da água. | | I | A |
Identificar o Sol como uma fonte de energia importante que atua em algumas mudanças da fase da água. | | I | A |
Sequenciar e descrever transformações ou ciclos dos materiais, como, por exemplo, no ciclo da água; na obtenção de materiais cerâmicos, feitos de madeira, papel, seda, plástico etc. | I | A | C |
Reconhecer a importância da água no ambiente. | I | A | C |
Reconhecer a importância da água tratada ou potável para a saúde. | I | A | C |
Identificar o ar como mistura de gases. | I | A | C |
Identificar o ar como responsável por fazer as coisas se moverem. | I | A | C |
Reconhecer a importância do ar no solo, na água e na respiração. | I | A | A |
Associar qualidade do ar com qualidade de vida. | I | A | C |
Criar explicações para alguns fenômenos como: a evaporação da água, o crescimento da massa do pão, o enferrujamento de um prego etc. | I | A | A |
Descrever transformações ocorridas na produção de alimentos tais como: iogurte, queijo, açúcar e outros. | I | A | C |
Compreender a importância de evitar o desperdício de materiais na produção de objetos. | I | A | C |
Reconhecer o consumismo como atitude prejudicial para a natureza. | I | A | A |
Reconhecer atitudes de segurança em relação aos materiais como: mantê-los afastados do fogo, em local seguro e com etiquetas de identificação para evitar acidentes. | I | A | C |
Legendas I - Introduzir; A - Aprofundar; C - Consolidar.
3 Peça que o grupo levante outros objetivos além dos listados.
4 Retome as boas situações de aprendizagem elencadas na reunião anterior e discuta a relação entre elas e os objetivos apresentados no documento. Evidencie a possibilidade de que cada abordagem pode contemplar mais de um item da tabela.
5 Organize novamente os professores em grupos e distribua cópias da reportagem Os Minerais e a Origem de Quase Tudo. Eles deverão analisá-la e responder as seguintes questões:
- O princípio que está por trás da problematização dos conteúdos é o de levar os alunos a se deparar com questões reais a ser respondidas. Aponte na sequência relatada na reportagem exemplos de situações onde as crianças são colocadas para: questionar, interpretar, pesquisar, obter e selecionar informações, esquematizar soluções e saber lidar com opiniões diferentes.
- O que os estudantes aprendem com esse estudo?
- Que adaptações, alterações e complementações você faria no plano para desenvolvê-lo com sua turma?
6 Lembre os professores de que aproximar os alunos da Química desde os primeiros anos de escola é uma maneira de ajudá-los a entender a vida diária. Muitas vezes, essa área do conhecimento é percebida como algo mágico, perigoso, difícil e reservado a mentes brilhantes. Oferecer à classe oportunidades de investigar diversos materiais cotidianos e suas transformações permite construir uma imagem da Química acessível, próxima e com significado para crianças e jovens.
3ª reunião: Planejamento de sequência sobre plásticos
1 Divida os professores em grupos, organizados pelo ano em que atuam. Explique que eles deverão analisar o plano de aula Identificando plásticos e a sequência relatada na reportagem Nem Todo Plástico Vem do Petróleo. Todos devem observar a coerência entre as etapas e o crescente grau de aproximação ao conteúdo. Depois, devem elaborar um plano inspirado neles, adaptado à realidade e ao grau de desenvolvimento de seus alunos. Para cada atividade proposta, os professores precisam registrar as orientações de encaminhamento e mediação a ser desenvolvidas em sala.
2 Ressalte que os conceitos científicos não são incorporados de forma espontânea. É o educador quem auxilia os alunos, organizando o processo e propondo interações educativas deliberadas e planejadas.
3 Peça que cada grupo apresente suas propostas e durante o relato incentive os professores a pensar sobre quais seriam os saberes mobilizados em cada situação e qual o sentido e a importância deles para o desenvolvimento das crianças.
4 Apresente o vídeo com o passo a passo para fazer plástico com batatas. Questione se os docentes já conheciam o experimento e se consideram possível realizá-lo em sala. Caso concordem, converse sobre as adequações e os cuidados necessários. Por exemplo, o professor precisa garantir a segurança dos alunos pequenos ao manipular materiais quentes e cortantes. Levante o que essa atividade permite aprender sobre o eixo Materiais e Transformações.
5 Compartilhe com todos os conteúdos previstos no eixo Ambiente e Recursos Tecnológicos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Reflita com o grupo sobre a relação entre as propostas elaboradas por eles e o que está elencado no documento. Lembre que nas aulas sobre os temas discutidos aqui é importante os estudantes compreenderem que os avanços tecnológicos modificam as dinâmicas de produção dos materiais e interferem na qualidade de vida.
6 Indique que voltem à sequência construída e verifiquem se o trabalho proposto permite refletir sobre aspectos como o grave problema ambiental gerado pelo acúmulo de plásticos não biodegradáveis, a depender das características e propriedades das substâncias utilizadas na produção dos objetos.
7 Recomende a leitura da reportagem publicada no portal G1 sobre a produção de plásticos com fibras de frutas.
4ª reunião: Planejamento de sequência sobre ferrugem
1 Distribua cópias da reportagem Como Se Forma a Ferrugem e peça que todos leiam o texto.
2 Com base no trabalho apresentado, solicite que os docentes construam uma sequência a ser realizada com as turmas que atuam envolvendo observação e discussão sobre a produção de uma substância presente na vida dos alunos: a ferrugem. Lembre-os de levar em consideração o ano em que a turma está, a duração das aulas, o que é esperado que os estudantes aprendam sobre Materiais e Transformações e as etapas anteriores e posteriores a essa.
3 Caminhe pelos grupos e problematize com cada um a inclusão de atividades de tomada de notas, coleta de dados, observação, leitura e busca de informação em textos escritos, como forma de apoiar a investigação e ampliar os conhecimentos sobre o conteúdo.
4 Peça que todos tragam a sequência finalizada na reunião seguinte.
5ª reunião: Reflexão sobre o planejamento
1 Faça um levantamento coletivo dos conhecimentos que os professores julgam ser provável que os alunos já possuam de suas vivências anteriores sobre os temas abordados nos trabalhos discutidos até agora. Liste no quadro e complemente se julgar necessário. Indique que voltem a analisar a sequência elaborada no encontro anterior, avaliando se as atividades propostas consideram e ampliam esses saberes.
2 Lembre todos de que o conceito de transformação deve ser tomado como base para planejar a sequência em produção. Apresente os resumos abaixo e peça que todos comparem as informações apresentadas neles com o que previram na sequência didática que está sendo elaborada.
Conteúdos que podem ser abordados
- Tipos de transformações.
- Mudança de estado físico.
- Misturas.
- Transformações químicas.
- Origem de novos materiais.
Expectativas de aprendizagem
- Compreender as diferenças entre as características iniciais e finais de uma mistura.
- Compreender que um mesmo material, quando interage com outros, pode dar origem a produtos diferentes.
Conceitos envolvidos na transformação
- Características dos estados inicial e final que permitem recolher dados capazes de evidenciar que ocorreu alguma mudança.
- As condições em que acontece essa mudança - natural ou induzida - e sua influência no estado do sistema.
- A conservação da massa durante todo o processo.
- A conservação das substâncias durante as mudanças de natureza física e o surgimento de novas substâncias nas transformações de natureza química.
3 Peça que todos façam mais uma análise da sequência com base nas questões abaixo.
- Ela cria condições para que os alunos adquiram métodos e atitudes típicas das ciências?
- Ela valoriza e estimula a curiosidade, com base em indagações extraídas do cotidiano dos alunos, conduzindo ao questionamento científico, por meio da observação, da pesquisa, da formulação de hipóteses, de testes e experiências, da verificação e da notação individual e coletiva?
4 Caminhe pelos grupos e indique aspectos que precisam ser revistos ou reestruturados, problematizando as escolhas e oferecendo ajuda. Verifique se o estudo favorece a aprendizagem dos processos de transformação da matéria que ocorrem em nosso cotidiano e se as crianças terão a oportunidade de manipular diferentes materiais a fim de vivenciar diversas transformações. É importante, ainda, que as atividades envolvam tanto o acompanhamento de transformações que ocorrem naturalmente, como o amadurecimento e o apodrecimento dos frutos, quanto as que são proporcionadas pela ação humana, como as transformações na culinária e a reciclagem do papel.
5 Faça com todos um resumo dos aspectos principais a ser contemplados no planejamento das futuras sequências e aulas sobre os temas debatidos nesse módulo do projeto de formação.
6 Recomende a leitura do primeiro capítulo, Conceitos Estruturantes da Área, do livro Ciências na Escola: Novas Perspectivas para a Formação dos Alunos, de Ana Maria Espinoza (168 págs., Ed. Ática, tel. 0800-115-152, 29,90 reais).