Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Formação de professores para leitura literária

Conheça o portfólio do projeto organizado pela coordenadora pedagógica Angélica Arroio Quiqueto de Sousa, vencedora do Prêmio Victor Civita Gestor Nota 10, para ajudar os docentes a trabalhar a leitura em voz alta em sala de aula

POR:
GESTÃO ESCOLAR
1º encontro: Levantamento dos conhecimentos da equipe 1º encontro: Levantamento dos conhecimentos da equipe Para dar início à formação continuada dos professores, Angélica fez um levantamento detalhado dos conhecimentos da equipe em relação às práticas de leitura. Com isso, identificou três pontos cruciais a serem trabalhados: os propósitos da leitura; os procedimentos leitores; e os comportamentos leitores. 1º encontro: O que os professores aprenderam? 1º encontro: O que os professores aprenderam? Ao analisar suas práticas de sala de aula, os docentes identificaram aspectos que poderiam ser melhorados. Como explica a professora Eliane no depoimento acima, a equipe percebeu a importância de traçar objetivos claros para as atividades de leitura. 4ª encontro: Reflexão sobre comportamentos, propósitos e procedimentos leitores 4ª encontro: Reflexão sobre comportamentos, propósitos e procedimentos leitores Ao longo dos encontros de formação, Angélica mostrou à equipe a importância de ensinar comportamentos leitores aos alunos - falar sobre o livro, discutir as diversas interpretações da obra, fazer indicações de leituras, entre outros. A coordenadora explicou como trazer a leitura para o dia a dia da sala de aula. 4º encontro: O que os professores aprenderam? 4º encontro: O que os professores aprenderam? Com os encontros de formação, a equipe aprendeu maneiras de trabalhar os comportamentos leitores. No depoimento acima, a professora Érica comenta que é preciso deixar de lado a leitura mecânica e fazer dos alunos leitores proficientes. 7ª encontro: Leitura em voz alta como atividade permanente 7ª encontro: Leitura em voz alta como atividade permanente No último encontro, Angélica aproveitou um texto do livro 'Ler e Escrever na Escola: o Real, o Possível e o Necessário', de Délia Lerner, para discutir com a equipe como realizar a leitura em voz alta. Ficou combinado que, a partir de então, essa prática se tornaria uma atividade permanente em todas as turmas 7º encontro: O que os professores aprenderam? 7º encontro: O que os professores aprenderam? Ao final dos sete encontros, a equipe estava pronta para transformar a escola em um ambiente de incentivo à leitura. Os comentários da professora Rozi sintetizam o sucesso da formação.