Equipamentos | Carência de material Metade dos diretores entrevistados considera a estrutura boa, porém 72% afirmam ser urgente a construção de uma cozinha e uma sala de informática, entre outros ambientes que ainda faltam. Para 32% dos gestores, são necessárias carteiras, cadeiras e rede elétrica. 90% das escolas de campo funcionam em prédio próprio, como a EE Jovelino Vieira de Ávila, em Santana do Pirapama, a 150 quilômetros de Belo Horizonte. Infraestrutura | Luz e livros 84% das salas multisseriadas têm boa iluminação e 90% são arejadas, como a EM Domingos Gomes de Abreu, na zona rural de Parati, a 254 quilômetros do Rio de Janeiro, o que dá a ela uma condição melhor de aprendizagem: em escolas pouco iluminadas, a nota média na Prova Brasil cai cerca de dez pontos. 70% das escolas rurais não têm biblioteca e 38% dos alunos não têm livros em casa. Um cruzamento desses dados mostra que a média em Língua Portuguesa é maior quando os estudantes têm acesso à leitura. Infraestrutura | Luz e livros A EM Barão do Rio Branco, em Campo Grande (foto), e a EM Pedro José de Andrade, em Duas Barras, a 188 quilômetros do Rio de Janeiro, se destacam por oferecer ambiente e material que favorecem o acesso à leitura. ''Ter boa estrutura é uma luta de anos dos educadores do campo'', afirma Cecília Maria Ghedini, pesquisadora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Francisco Beltrão. Infraestrutura | Luz e livros A EM Barão do Rio Branco, em Campo Grande, e a EM Pedro José de Andrade, em Duas Barras, a 188 quilômetros do Rio de Janeiro (foto), se destacam por oferecer ambiente e material que favorecem o acesso à leitura. ''Ter boa estrutura é uma luta de anos dos educadores do campo'', afirma Cecília Maria Ghedini, pesquisadora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Francisco Beltrão. Salas Multisseriadas | Desafio docente 80% dos professores lecionam em salas multisseriadas e, desses, 46% não sabem lidar com os diversos níveis de aprendizagem. Juliana Gaiovicz, da EM Tomé de Souza, em General Carneiro, a 280 quilômetros de Curitiba, resolveu essa questão colocando os alunos mais velhos como monitores dos demais e usando projetos com desafios específicos para cada grupo. Perfil do professor | Formação em processo 66% dos docentes que dão aula no campo são graduados. Aliene Pereira, professora na EE Felisberto Fabiano dos Santos, em Santana do Pirapama, a 150 quilômetros de Belo Horizonte, afirma que fazer uma especialização está nos seus planos futuros. A turma de Aliene tem 16 alunos - a média das classes rurais. Para relacionar os conteúdos curriculares com a realidade, ela explora o entorno da escola. Perfil do aluno | Interesse e incentivo 88% dos alunos têm muita vontade de estudar e 30% têm algum tipo de trabalho no contraturno, como Luiz Felipe de Souza Vieira e Gustavo Figueiredo Cardoso, 13 anos. Às 4 horas, eles já estão em pé para cuidar do gado e, à tarde, vão de ônibus à EM Orlandina Oliveira Lima, em Campo Grande. ''Minha mãe quer que eu faça faculdade'', afirma Gustavo.