Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Blog

Blog Aluno em Foco

Questões sobre orientação educacional, ética e relacionamentos na escola

5 4 3 2 1

Início de relacionamento

POR:
Flávia Vivaldi

Começamos hoje um novo relacionamento e é de bom tom perguntar o básico – como faz Paulinho da Viola na canção, ao encontrar um conhecido no semáforo: “Como vai?”

Por ora nos apresentamos: somos Susane Sarfatti e Angela De Crescenzo. Estreamos hoje o blog Aluno em Foco, em que compartilharemos com você o que aprendemos sobre o universo dos estudantes e suas famílias. A ênfase será o trabalho do orientador educacional: atender famílias, orientar alunos em seu desenvolvimento intelectual, social e emocional, e discutir com os professores aspectos educacionais que influenciem na aprendizagem.

Mas, como nem sempre as escolas possuem esse tipo de profissional, as questões que vamos abordar também interessam – e muito! – a gestores e professores:
- conflitos entre autoridade e autoritarismo;
- superproteção familiar e abandono;
- consumo e consumismo;
- uso (e abuso) das tecnologias;
- privacidade versus exposição em excesso;
- preconceito na escola versus respeito às diferenças
- valorização da escola e baixo empenho para estudar…

Alunos e famílias são um rico universo, então cabe muita coisa neste blog!

Quem somos nós
Trabalhamos em escolas desde muito jovens. Já atuamos em todos os segmentos da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio) e em diversas funções. Paralelamente ao trabalho, continuamos estudando de forma mais acadêmica: na graduação, em pós-graduações, e também em cursos livres. Atualmente trabalhamos em escola na coordenação pedagógica e orientação educacional. Estamos muito animadas com a oportunidade de discutir com vocês, colegas, assuntos relacionados ao dia a dia de todos os educadores.

Finalizando, reforçamos o nosso desejo de saber como vão vocês. Sintam-se à vontade para fazer perguntas, comentários e contarem um pouco do seu trabalho. E não percam tempo: como diria Paulinho da Viola (de novo ele!), “O sinal… vai abrir, vai abrir… não esqueça, não esqueça…”.

Boa semana, educador. Boa semana, educadora!