Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Blog

Blog Aluno em Foco

Questões sobre orientação educacional, ética e relacionamentos na escola

5 4 3 2 1

Dia do Professor: que tipo é você?

POR:
Flávia Vivaldi

Blog Aluno em Foco. Orientação Educacional. Que tipo de professor é você? Fonte:Vilmar Oliveira

Apesar de nunca termos sido boas em contar piadas, nos atrevemos nessa delicada empreitada justamente no Dia do Professor.

Dois coordenadores pedagógicos conversam, quando um pergunta ao outro:

- Você sabe a diferença entre os professores de Educação Infantil, 1° ao 5° ano, 6° ao 9° e Ensino Médio?

O colega pensa e diz:

- Não. Qual é?

O coordenador que fez a pergunta, com ar sério e compenetrado, responde:

- O professor de Educação Infantil adora crianças. O professor de 1° ao 5° ano adora ensinar qualquer matéria. O professor de 6° ao 9° adora sua disciplina. E o professor de Ensino Médio adora a si mesmo.

Essa piada é ótima não só porque é engraçada, mas também porque provoca reflexão. O alvo, a vítima dela, é fácil de notar: o professor de Ensino Médio, que – como costumam dizer os alunos – “se acha”.

É claro que não publicamos essa brincadeira aqui para humilhar ou ridicularizar esses professores. Longe disso, queríamos despertar uma reflexão sobre os estereótipos dos docentes dos diferentes segmentos. Afinal, ninguém sai ileso dessa piada.

Vejamos: a caricatura de quem atua no Ensino Médio como aquele que se acha superior aos demais, que gosta de se enaltecer e que adora ser a atenção dos alunos pode parecer negativa, mas não é bem assim. Sem dúvida, um bom professor precisa valorizar seu conhecimento e seu trabalho – sem desmerecer os alunos, é claro. E isso deve acontecer da Educação Infantil ao Ensino Superior.

Quanto aos professores de outros segmentos:

- Será que o docente da Educação Infantil, que adora tantos seus alunos, também não falha também ao não notar a própria importância?

- E o que atua nos anos iniciais do Fundamental – que adora ensinar qualquer coisa – percebe os desafios de lecionar bem cada uma das disciplinas?

- E o professor dos anos finais, será que ele não erra ao achar que sua disciplina é superior às outras?

Enfim, a piada nos possibilita refletir e criticar nossa realidade, coloca o dedo em nossas feridas e abre uma oportunidade para começarmos a transformá-la. Em resumo: ela aponta quatro qualidades fundamentais para sermos bons na nossa tarefa de educar:

1) Adorar seus alunos, protegendo-os da violência e conhecendo as características da faixa etária, tal como o professor de Educação Infantil.

2) Adorar o ato de ensinar, envolvendo as crianças e os jovens em suas aprendizagens, desenvolvendo o senso de responsabilidade, solidariedade e justiça, acreditando na educabilidade de todos os alunos e  administrando a heterogeneidade da classe, tal como o professor de 1º ao 5º ano.

3) Adorar o conhecimento que quer transmitir aos alunos, conhecendo os conteúdos e traduzindo-os em objetivos de aprendizagem, sabendo a didática de cada área, trabalhando a partir das representações e dos erros dos alunos, avaliando os avanços da turma e ajustando seu ensino, tal como o professor de 6º ao 9º ano.

4) Adorar a si mesmo, valorizando seu conhecimento e sua profissão, tal como o professor de Ensino Médio.

Essas são as características que nós consideramos essenciais. E você, concorda? Qual delas considera sua maior qualidade? Em qual acha que precisa melhorar? Comente aqui no blog! Queremos muito ouvir vocês.

Certamente há outras tantas competências necessárias para ser um bom professor. Muitas delas estão descritas no livro Dez novas competências para ensinar (Philipe Perrenoud, 162 págs, Artmed, 0800 703 3444). Vale a leitura.

Parabéns, educadora e educador por fazer diferença na vida de seus alunos!

Boa semana!