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Blog Aluno em Foco

Questões sobre orientação educacional, ética e relacionamentos na escola

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Leituras para entender (e combater) o bullying

Confira essas indicações que tratam de autoridade, indisciplina e bullying

POR:
Flávia Vivaldi
Da esquerda para direita: “Indisciplina na Escola: Alternativas Teóricas e Práticas”, de Júlio Groppa Aquino; “Indisciplina, conflitos e bullying na escola”, de Joe Garcia, Luciene Tognetta e Telma Vinha; “Violência na Escola: um desafio mundial?”, de Eric Debardieux e “Bullying: um guia para educadores”, de José Maria Avilés Martinez

Você leu o post da semana passada e acha importante refletir mais sobre o bullying escolar e outras formas de violência? Então, confira esta lista de publicações para colocar as leituras em dia.

Indisciplina na Escola: Alternativas Teóricas e Práticas, de Julio Groppa Aquino (org.)
(152 págs., Summus Editorial) 
Por que ler: especialistas analisam os efeitos da indisciplina no cotidiano das escolas brasileiras. Os textos tratam dos muitos sentimentos vividos por professores e alunos, as causas do problema e as maneiras de lidar com ele.

Indisciplina, Conflitos e Bullying na Escola, de Joe Garcia, Luciene Tognetta e Telma Vinha
(92 págs., Mercado de Letras) 
Por que ler: os autores destacam a importância de construir relações respeitosas e da Educação moral ter espaço na escola neste período em que se vive uma forte crise de valores.

Autoridade na Escola, de Yves de La Taille (capítulo de Autoridade e Autonomia na Escola: Alternativas Teóricas e Práticas, de Julio Groppa Aquino
(org.), 232 págs., Summus) 
Por que ler: especialista em psicologia moral, De La Taille comenta o risco da escola cometer injustiças ao incriminar os alunos que “fogem da norma”, esclarece que autoridade pressupõe legitimidade e reflete sobre os papéis da escola e da família.

Bullying: Guia para Educadores, de José Maria Aviléz Martínez
(256 págs, Mercado de Letras) 
Por que ler: o livro é um guia de como professores e gestores devem lidar com casos de bullying e cyberbullying e apresenta o que outros países têm feito para combater essa prática. Destaque para os fóruns que procuram envolver a família na elaboração de políticas escolares.

Violência na Escola: Um Desafio Mundial?, de Eric Debardieux
(296 págs., Instituto Piaget).
Por que ler: enfrentar a violência na escola é um desafio que compete não só aos professores. Essa é a ideia central do autor, cujas reflexões procuram abordar o tema de maneira objetiva e acessível para todos.

E você, o que tem lido de interessante? Conte para a gente.