Você leu o post da semana passada e acha importante refletir mais sobre o bullying escolar e outras formas de violência? Então, confira esta lista de publicações para colocar as leituras em dia.
Indisciplina na Escola: Alternativas Teóricas e Práticas, de Julio Groppa Aquino (org.)
(152 págs., Summus Editorial)
Por que ler: especialistas analisam os efeitos da indisciplina no cotidiano das escolas brasileiras. Os textos tratam dos muitos sentimentos vividos por professores e alunos, as causas do problema e as maneiras de lidar com ele.
Indisciplina, Conflitos e Bullying na Escola, de Joe Garcia, Luciene Tognetta e Telma Vinha
(92 págs., Mercado de Letras)
Por que ler: os autores destacam a importância de construir relações respeitosas e da Educação moral ter espaço na escola neste período em que se vive uma forte crise de valores.
Autoridade na Escola, de Yves de La Taille (capítulo de Autoridade e Autonomia na Escola: Alternativas Teóricas e Práticas, de Julio Groppa Aquino
(org.), 232 págs., Summus)
Por que ler: especialista em psicologia moral, De La Taille comenta o risco da escola cometer injustiças ao incriminar os alunos que “fogem da norma”, esclarece que autoridade pressupõe legitimidade e reflete sobre os papéis da escola e da família.
Bullying: Guia para Educadores, de José Maria Aviléz Martínez
(256 págs, Mercado de Letras)
Por que ler: o livro é um guia de como professores e gestores devem lidar com casos de bullying e cyberbullying e apresenta o que outros países têm feito para combater essa prática. Destaque para os fóruns que procuram envolver a família na elaboração de políticas escolares.
Violência na Escola: Um Desafio Mundial?, de Eric Debardieux
(296 págs., Instituto Piaget).
Por que ler: enfrentar a violência na escola é um desafio que compete não só aos professores. Essa é a ideia central do autor, cujas reflexões procuram abordar o tema de maneira objetiva e acessível para todos.
E você, o que tem lido de interessante? Conte para a gente.