Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

A tecnologia deve estar presente mas com discrição

Em vez de ser a grande atração, as ferramentas tecnológicas vão facilitar o contato social

POR:
Aurélio Amaral

As tecnologias de informação e comunicação (TIC) impactam o ensino, a aprendizagem e as estratégias de formação de professores, como mostra a reportagem de capa. Para serem incorporadas de fato ao dia a dia da escola, os espaços também precisam ser adaptados a elas. Em primeiro lugar, as salas de aula vão demandar uma infraestrutura para abrigar equipamentos como os computadores. Não é necessário que elas disponham de todos os recursos permanentemente - é possível haver um rodízio entre as turmas e um espaço de armazenamento comum. Contudo, é importante que tenham uma rede elétrica adequada e mecanismos de controle da entrada de luz e da temperatura para evitar que os materiais se danifiquem (veja o infográfico abaixo).

Quando passam a ser usados com frequência em atividades pedagógicas, laptops, tablets, câmeras etc. perdem o status de objetos especiais, que precisam de um posto de evidência em relação aos outros recursos de aprendizagem. Dessa forma, a configuração de uma típica sala de informática - em que os computadores são o centro das atenções, separando os estudante por baias - perde o sentido. A organização precisa também permitir o contato entre o professor e a turma e entre os próprios colegas. "A verdadeira sala de aula conectada é aquela em que os equipamentos nem são notados, porque o uso deles faz tanto sentido naquele contexto quanto o de livros, cadernos e lápis", diz Sônia Barreira, diretora da Escola da Vila, em São Paulo.

Sala conectada. Infografia: Bruno Algarve