Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Blog

Blog Aluno em Foco

Questões sobre orientação educacional, ética e relacionamentos na escola

5 4 3 2 1

Toc, toc! Olá, posso entrar? Com licença, tô chegando!

POR:
Flávia Vivaldi

Muito prazer, colegas educadores! Sou Flávia Vivaldi, mineira de Poços de Caldas, a 465 km de Belo Horizonte. Assumo, a partir desta semana, o blog Aluno em Foco, aqui no site de GESTÃO ESCOLAR.

É impressionante como a Educação entra em nossas vidas e se instala definitivamente! Ao repassar mentalmente minha trajetória profissional para fazer essa apresentação, notei ter dedicado os últimos 36 anos a uma vida na escola e pela escola.

Comecei na carreira como professora de Educação Infantil e assumi diferentes postos. Passei pelos anos iniciais do Ensino Fundamental e dei aulas de dança e teatro – porque, afinal, o palco é também o espaço da docência. Hoje, atuo na formação de educadores e sou Coordenadora Pedagógica da E.M. Wilson Hedy Molinari, escola municipal de Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos.

Minha formação inicial se deu no curso de Magistério e na faculdade de Pedagogia. Suficientes para o compromisso com o desenvolvimento do ser humano? Claro que não. Em busca de respostas sobre o trabalho de educadora e formulando outras tantas perguntas, cursei algumas especializações: em Psicopedagogia Institucional, depois em Psicopedagogia Clínica e, por último, em Relações Interpessoais na Escola e a Construção da Autonomia Moral. Mais recentemente, concluí o mestrado em Psicologia Educacional na Universidade de Campinas (Unicamp), orientada pela professora Telma Vinha, colunista de NOVA ESCOLA. Toda essa trajetória reforçou aquilo que, no fundo, eu já sabia: minha profissão é ser eternamente estudante.

Além da universidade, outra grande fonte de saber para nós, educadores, é o cotidiano das instituições de ensino. Nessa tarefa de mediar relações interpessoais e a relação com o conhecimento, concluímos humildemente que há sempre algo novo a se aprender. A escola é um espaço infinito para novas investigações. E nessa direção, colegas, não deve haver zona de conforto. As surpresas e desafios diários exigem de nós um olhar cuidadoso e reflexivo. Um olhar de pesquisador!

O que pretendo nesse blog? Estabelecer e garantir um espaço de trocas e reflexões, dando continuidade ao trabalho iniciado pela Angela e pela Susane, que me antecederam por aqui. Nossos temas? As relações interpessoais, as características de desenvolvimento e respectivas intervenções, os conflitos típicos do nosso ambiente de trabalho, a nossa linguagem como ferramenta de comunicação e muitos outros assuntos que tenham o aluno em foco.

Portanto, colegas, a partir de agora, temos um encontro toda segunda-feira, para trocarmos experiências, pensarmos juntos e buscarmos caminhos para nossos desafios diários no mundo da Educação. Que nossas angústias sejam compartilhadas e transformadas em ações renovadoras! Que as pequenas frustrações abram caminho para muitas conquistas! Esses são meus desejos? Não. São nossas possibilidades.

Cumprimentos mineiros e até a próxima segunda!