“Eu não coloco o Felipe naquela escola, imagina que eles falaram que são feitas atividades de Matemática desde a turma de 3 aninhos!!” Essa foi a fala de uma vizinha minha, engenheira formada mas atualmente sendo exclusivamente mãe e dona de casa. Claro que não perdi a chance de fazer um discurso sobre o papel da escola na Educação Infantil e explicar quais deveriam ser as atividades de Matemática na turma de Infantil I.
Para começar, ela, enquanto mãe, já estava realizando várias brincadeiras que estavam aproximando o filho dela dos conteúdos de Matemática. Toda vez que o menino brincava de esconde-esconde e recitava a série numérica oralmente (enquanto o coleguinha se escondia), já estava aprendendo que recitar os números exige uma sequência determinada e fixa. Esse é justamente um dos primeiros conteúdos de Matemática trabalhados nas turmas com alunos 3 anos.
As crianças, desde muito pequenas, aprendem a recitar a sequência numérica por meio de brincadeiras, e brincando ela se engana, para, fala os números fora da ordem, recomeça e progride. Estes nomes aprendidos (um, dois, três….), primeiramente por prazer, estão carregados de significados, juntamente com outras atividades planejadas especificamente para se apropriarem da contagem, da quantificação e daí para o cálculo, que é o cerne do trabalho da Matemática (acesse aqui as expectativas de aprendizagem do Infantil I).
O conhecimento da série numérica passa por diferentes etapas: falam aleatoriamente (1,5,8,3…), recitam corretamente até o 10 e depois do 10 falam qualquer número (1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,21,14,1000…), depois do 19 dizem 20,21,22,23,…até o 20 e 10, 20 e 11 numa lógica perfeitamente compreensível. Com o tempo e participando de muitas situações lúdicas, porém didáticas, a criança adquire a competência de recitar toda a série, às vezes se confundindo nas dezenas (20, 30, 40, 70, 50…), algo que logo também será superado.
É importante dizer que o fato da criança recitar oralmente a série numérica não significa que ela quantifica ou tenha construído o conceito de número. Quando a criança é solicitada a contar uma determinada quantia de peças do jogo ela pode ir apontando cada peça e dizendo 1,2,3,… até o 12, mas quando perguntada quantas são, ela olha perplexa para o adulto e recomeça a contar 1,2,3…, isso indica que ela já sabe fazer a contagem termo a termo mas ainda não compreende que o último número falado corresponde ao total de peças.
O conceito de número, que envolve fazer a síntese entre dois tipos de relação: ordem e inclusão hierárquica de classes. O que significa isso? Significa que cada objeto contado inclui o objeto que o precede na proporção de +1. O conceito de número não pode ser transmitido, mas construído pelo próprio indivíduo, então quanto mais oportunidades as crianças tiverem de participar de situações didáticas que criem a necessidade de contar, quantificar, aprimorar ou agilizar as estratégias de contagem, maior será a possibilidade de construção desse conceito (acesse aqui o planejamento do infantil I do começo do ano).
Sempre oriento os professores para que investiguem quais são os saberes de cada criança em relação à contagem, pois só assim poderão planejar atividades ajustadas para que aprendam mais.
E na sua escola as atividades de matemática no grupo de 3 a 4 anos estão ajudando-os a avançar em seus conhecimentos?