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Grupos de Apoio – uma ação voltada para o avanço de todos (avaliação, resultados e registros)

POR:
Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink

Considerei o trabalho com grupos de apoio importante e necessário, principalmente, porque temos como meta alfabetizar todas as crianças ao final do 2º ano

No post anterior, contei sobre o planejamento e a execução de uma ação voltada para os 2º anos, a fim de proporcionar o avanço de todos, ou seja, os grupos de apoio. Hoje, vou contar sobre a avaliação dessa ação, os resultados e os registros que organizei com as cinco professoras que ficaram responsáveis pelos grupos.

A avaliação

Reuni-me com as professoras que participaram dos grupos de apoio e pedi para que cada uma contasse como foi trabalhar as atividades específicas com o grupo, os pontos positivos e as dificuldades encontradas. Escrevo, aqui, minhas percepções mediante a “fala” das professoras:

Pontos positivos

- A clareza do porquê e como trabalhar com Grupos de Apoio facilitou os trabalhos.

- O planejamento realizado garantiu a segurança para a realização das atividades.

- A troca de experiências entre as professoras, durante a execução, fez com que as atividades e as intervenções fossem significativas.

- O trabalho com os Grupos de Apoio proporcionou estudo, formação e aprendizagem de práticas voltadas para a alfabetização.

- O meu apoio aos redirecionamentos propostos pelas professoras durante a execução.

- O visível avanço nas aprendizagens das crianças.

Pontos negativos

- As faltas de algumas crianças nos dias de reagrupamento dificultaram o avanço das mesmas.

- Depois dos reagrupamentos, as crianças voltavam para seus professores um tanto agitados.

Os Resultados

Ao final dos trabalhos com os Grupos de Apoio, uma sondagem específica para cada grupo, possibilitou analisar resultados.

Do total de 17 crianças não alfabéticas e que foram agrupadas para trabalharem com atividades de reflexão do sistema de escrita alfabética, todos avançaram em suas hipóteses.

Fechamos o primeiro semestre com 81 crianças de 2º Ano, sendo 01 silábica com valor sonoro convencional; 03 silábicas-alfabéticas e 77 alfabéticas.

Os outros agrupamentos (autonomia na leitura e na escrita, reescrita e letra cursiva), tiveram evoluções bastante significativas, possíveis de serem visualizadas por meio de análises das produções realizadas durante o processo e que foram registradas pelos professores.  Além disso, cada professora reconheceu que sua turma avançou depois dos Grupos de Apoio.

Os Registros

Cada professora organizou os seus registros. Assim sendo, conto com quatro documentos, um de cada grupo, com todas as atividades realizadas e pareceres dos respectivos professores.

Considerei o trabalho com grupos de apoio  importante e necessário, principalmente, porque temos como meta alfabetizar todas as crianças ao final do 2º ano.

Coordenadores, espero que esses dois últimos posts possam contribuir com a prática de vocês para o segundo semestre. Afinal de contas, a partir de agosto, teremos, ainda, um bom caminho a percorrer.

Beijos, Maria Inês