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Dicas para definir o calendário escolar

POR:
Joelma Souza
Neste ano, o calendário escolar será especial devido à realização da Copa do Mundo no Brasil

Neste ano, o calendário escolar será especial devido à realização da Copa do Mundo no Brasil

O que seria de nós sem um calendário, não é mesmo? Dependemos dele para montar o nosso planejamento anual e para organizar todos os eventos que a escola proporcionará para alunos, funcionários, pais e comunidade ao longo dos meses.

Este ano, no entanto, temos de levar em consideração um “porém” para pensar em nossos planos: a Copa do Mundo no Brasil. Mesmo quando esse evento é realizado em outro país, são comuns as alterações de horários e as saídas antecipadas de alunos para assistir aos jogos. Imaginem agora que somos a sede! Por isso mesmo, minha cidade, assim como outras pelo país, programou um calendário especial para assegurar os 200 dias letivos previstos pela LDB e para que não haja prejuízo pedagógico aos alunos no período de jogos.

Aqui em Itapetininga (SP), o início das aulas será antecipado para 27 de janeiro. O resquício das férias será entre 12 e 21 de junho e emendará com o recesso do meio do ano, entre 22 de junho e 11 de julho. Portanto, não haverá aulas durante a Copa. A finalização de 2014 fica marcada para o dia 19 de dezembro. Respeitando esses limites, cabe a cada unidade, seja ela de Educação Infantil, Fundamental ou Médio, definir suas atividades de acordo com sua realidade.

Como eu faço?

Na minha escola, o calendário só será definido no primeiro dia de aula, durante a primeira reunião  de Hora de Atividade Coletiva, conhecida como HAC. Apesar de ainda não ter o documento em mãos para compartilhar, gostaria de dividir e discutir com vocês minhas principais preocupações sobre o assunto.

No dia da HAC, eu e a equipe escolar nos concentraremos em algumas questões, pautadas de acordo com o modelo enviado pela Secretaria Municipal de Educação. A partir da análise desse documento, nossa discussão se concentrará no planejamento de:

  • Avaliações (as do primeiro semestre serão antecipadas em um mês para não coincidir com a nova data do recesso)
  • Reuniões pedagógicas
  • Reuniões de pais
  • Conselho escolar
  • Atividades extracurriculares, como Feira de Ciências e saraus, entre outros.

São essas as atividades que considero essenciais estarem presentes no calendário. Neste ano, também terei que considerar o acréscimo de mais um evento: o projeto comemorativo “Conhecendo a Profª Hilda Weiss Trench”, em comemoração aos 10 anos da fundação da minha escola, que leva esse nome.

Aprovação

Para a aprovação do calendário, precisarei do aval do Conselho Escolar e também do supervisor de ensino do município. Prometo que, após essa ratificação, que acontecerá no final de fevereiro, compartilho o documento para que vocês possam visualizá-lo. Enquanto isso, deixo aqui um exemplo do ano passado.

Após a homologação, imprimirei várias cópias para entregar aos pais no nosso primeiro encontro do ano, que já está agendado para a terceira semana do mês de fevereiro. Falarei sobre essa reunião com mais detalhes quando ela estiver mais próxima, mas já adianto que, nela, formalizo também a troca de conselheiros do Conselho Escolar, já que a vigência da posse dos antigos acaba no dia 22 de março.

Enfim, é assim que damos o pontapé inicial de mais um ano letivo. Na minha visão, é o calendário escolar que assegura nossas perspectivas e nos dá a certeza de que a organização se processa a partir do momento que a traçamos.

E você, diretor ou diretora, como organiza o calendário da sua escola? Quem participa das discussões? Você tem autonomia para que as definições de datas ocorram?

Um grande abraço, Sonia Abreu