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Blog Sustentabilidade na Escola

Dicas, textos e depoimentos sobre como levar as questões ambientais para dentro da escola e para a comunidade

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Como implantar e manter a coleta seletiva de lixo

POR:
Andrée de Ridder Vieira

Foto: Shutterstock

 

Olá,

Toda escola gera muito lixo. O primeiro passo para mudar isso é repensar a geração dos resíduos e reduzi-los ao máximo. Mas vamos supor que você já tenha passado dessa fase. Então, o que pode fazer na sequência? Garantir que tudo o que for possível seja reciclado, respeitando os limites existentes aí sua cidade.

Não adianta, no entanto, espalhar latas de lixo coloridas pelo pátio indicando a separação dos resíduos sem antes fazer um planejamento cuidadoso. Por isso, indico abaixo algumas sugestões para orientar o seu trabalho.

1. Faça um diagnóstico

Que lixo a escola gera? Qual o destino dado a ele hoje? Quanto se descarta de lixo orgânico e de lixo seco, formado por plásticos, papéis, alumínio e outros materiais que podem ser reciclados? Envolva os vários setores da instituição para levantar essas informações. Faça planilhas, fotos e outros registros e divulgue no pátio para compartilhar com todos a situação atual. Guarde bem todas essas informações porque elas vão ajudar a avaliar a iniciativa mais adiante.

2. Mapeie parcerias

Verifique se a prefeitura, uma cooperativa ou alguma outra instituição faz a coleta seletiva no bairro da escola e que tipo de resíduos eles coletam e reciclam, pois nem sempre a cidade consegue tratar todos os tipos de materiais (é importante só encaminhar para reciclagem o que de fato será reciclado, caso contrário você gerará uma frustração geral). Caso não exista um órgão público que cuide disso, busque alternativas na iniciativa privada. Se alguma empresa tem um projeto bacana de reciclagem, ela pode concordar em receber também os resíduos da escola. Em qualquer um dos casos, procure conhecer como o recolhimento do material é realizado e qual é o destino dado a ele.

3. Defina o melhor formato

Com base nas informações obtidas com os parceiros, decida, com a equipe gestora, os funcionários e os professores, como a reciclagem vai acontecer. Você também pode organizar reuniões de consulta com os pais e os alunos para que todos opinem e colaborem com o planejamento. Há alguns formatos de coleta possíveis. O mais simples deles é separar apenas o que é orgânico do que é inorgânico, ou o lixo úmido do seco. Mas dependendo do parceiro pode ser necessário entregar tudo separado. Sabendo isso, você pode escolher que tipo de latas e de comunicação deve usar na escola. Avalie, também, os melhores lugares para recolher e para armazenar o lixo, lembrando que a coleta provavelmente não será diária e que o material tem de ser mantido em local seco, tampado e protegido da água da chuva e de animais como ratos e baratas. Aliás, o próprio resídio seco (latas, potes, vidros etc) precisa ser limpo antes de ser separado para não atrair vetores transmissores de doenças.

4. Envolva toda a comunidade

Após definir o formato, é hora de comunicar a todos. Realize reuniões com os vários públicos envolvidos e distribua pela escola cartazes com as informações básicas e buscando tirar as dúvidas que surgirem. Se a escola tiver bastante espaço para armazenar os recicláveis, pense se é possível convidar os familiares dos alunos a levar os resíduos que têm em casa, transformando a escola em um ponto de entrega voluntária.

5. Divulgue os resultados

Comunique os resultados, os avanços e as novas metas a serem alcançadas após o período inicial de implantação do projeto. Mostre em murais e cartazes qual é o destino dos recicláveis recolhidos na escola. Se possível, visite o local para onde o material é levado, fotografe e mostre o manuseio sendo feito. Essa atividade pode até ser desenvolvida como um tema de estudo de uma das classes da escola, se fizer sentido no planejamento feito pelo professor. Caso alguma cooperativa de reciclagem esteja envolvida, divulgue também quem são os beneficiados e combine um bate-papo dos cooperados com os alunos.

6. Avalie e aprimore o projeto

Quanto de lixo a escola produzia lá no início e quanto vem sendo reciclado? Acompanhe a evolução dessa equação e avalie se há algo que precisa mudar para garantir o sucesso da ação. Lembre, como falamos no início, que o R da reciclagem é apenas um dos Rs que devem ser fonte de nossa preocupação constante. Se você está lembrando de reduzir e reutilizar, veja este texto do Planeta Sustentável. Já se fala em oito Rs!

E aí na sua escola, você tem encontrado boas alternativas para aprimorar o processo de reciclagem? Que soluções encontrou? Quais desafios teve de superar?

Abraço,

Andrée