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Como fazer a avaliação do coordenador pedagógico?

É necessário estar preparado para receber a avaliação – podemos receber críticas e daí a necessidade de saber lidar com to feedback

POR:
Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink

A atuação de Maria Inês passa por uma avaliação dos professores da escola

Na minha concepção, ser avaliada pelos professores que coordeno é importante porque me possibilita pensar sobre o trabalho que estou desenvolvendo e, ao mesmo tempo, redirecionar minha prática.

Embora saibamos que o que está sendo avaliado é o nosso trabalho e não a nossa pessoa, penso que é necessário estarmos preparados para receber a avaliação – podemos receber críticas e daí a necessidade de sabermos lidar com tudo que pode vir à tona.

Como funciona comigo

Na minha escola, preparo um roteiro de avaliação do coordenador pedagógico para os professores. Considero fundamental que eles me avaliem ao final do primeiro semestre e ao final do ano. Isso me ajuda a planejar o meu trabalho.

As perguntas que fiz ao final de junho deste ano (veja aqui) tinham como foco as Aulas de Trabalho Pedagógico Coletivo (ATPC), pois meu objetivo era analisar se eu deveria continuar no mesmo ritmo do 1º semestre ou se deveria fazer alterações para o próximo semestre.

Ao final do ano, sempre proponho questões para avaliarem meu desempenho (veja aqui) e também para sugerirem pontos importantes para o próximo ano letivo. Ao ler as avaliações, levanto as respostas e finalizo com uma análise do que deve permanecer e o que deve mudar.

Acredito que as avaliações que a diretora e a supervisora fazem ao final do ano são também muito necessárias. Elas podem considerar, do ponto de vista da gestão escolar, se estou atendendo aos requisitos da minha função. Para mim, essa avaliação é bastante tranquila. Sabem por quê? Durante o ano, adoto a postura de deixar a minha diretora a par de tudo o que eu faço. Uma vez que ela me dá autonomia para eu desenvolver minhas funções, entendo que todas as decisões que tomo devem ser compartilhadas com ela. Na minha concepção, é assim se caracteriza um trabalho coletivo por parte da equipe gestora. Dessa forma também garantimos de que todos “falem a mesma língua”.

Ter sido vice-diretora por três anos na Escola Maria Aparecida, ao lado da atual diretora, me ajudou a “ver a escola como um todo” e como é importante partilhar tudo o que fazemos. O mesmo acontece com a minha supervisora, pois o diálogo é constante, tanto para tirar dúvidas, de minha parte, como para as orientações por parte dela. A avaliação da diretora e da supervisora levam em consideração os seguintes aspectos: se estou desempenhando com qualidade o trabalho de formação e acompanhamento dos professores e se o meu trabalho tem legitimidade frente a equipe. Depois disso, é feita uma ata para registrar essa avaliação, que acontece ao final de cada ano.

E você? Como é avaliado? Tem algum roteiro de avaliação?