Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) 2016 acontece entre 14 e 25 de novembro

2,5 milhões de estudantes do 3º ano do Fundamental devem participar da prova neste ano. Aplicação contará com profissionais especializados para auxiliar alunos com necessidades especiais

POR:
Laís Semis

Atualizado em 11/11/2016

Realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a Avaliação Nacional de Educação (ANA) deste ano será aplicada entre os dias 14 e 25 de novembro. A prova é destinada aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental e estima-se a participação de 2,5 milhões de estudantes na edição de 2016.

A ANA é um instrumento de avaliação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), que prevê a alfabetização plena de todas as crianças até os 8 anos, e examina os conhecimentos dos estudantes em três áreas: leitura, escrita e Matemática. Em 2015, os dados do exame mostraram que 22,21% das crianças dessa etapa só desenvolveram a capacidade de ler palavras isoladas. Em escrita, 26,67% desses alunos não tinham aprendizagem considerada adequada, enquanto em Matemática o número sobe para 57,5%.

O Plano Nacional de Educação (PNE) prevê que 100% das crianças estejam plenamente alfabetizadas até 2024. De acordo com o Relatório de Monitoramento das Metas do Plano Nacional de Educação (PNE), mais de metade dos alunos do 3º ano do Fundamental estão nos dois níveis mais baixos de alfabetização.

Quem participa da prova?
Todas as escolas públicas urbanas e rurais que possuam pelo menos dez estudantes matriculados em turmas regulares do 3º ano participam do exame. Não são avaliadas as classes multisseriadas e as de correção de fluxo, enquanto a participação das escolas indígenas é optativa, pela diferença na grade curricular. Os estudantes com deficiência, transtornos globais ou específicos do desenvolvimento, síndromes ou outras necessidades educacionais especiais também poderão participar, desde que estejam registrados no Censo Escolar 2016 - de acordo com o levantamento, cerca de 6.000 alunos serão atendidos nesta edição. A aplicação acontecerá em salas diferenciadas e as provas serão superampliadas, em braile, traduzidas em vídeos por intérpretes de Libras ou com textos adaptados para os alunos com surdez. Além disso, alguns alunos, a depender do tipo de deficiência, terão acesso a profissionais especializados, como ledores, transcritores e guia-intérprete, e, caso seja necessário, 20 minutos adicionais para finalizar cada uma das três áreas contempladas pela avaliação.

A prova será realizada em colaboração com as Secretarias Estaduais, Municipais e Distrital de Educação e a aplicação do teste terá dois dias, sendo o primeiro dedicado a leitura e escrita e o segundo a Matemática.

Que conteúdos costumam ser avaliados pela ANA?
As diretrizes para as provas de 2016 da ANA ainda não foram divulgadas. Nos anos anteriores, o exame contou com 40 itens, sendo 37 de múltipla escolha e três dissertativas. As questões avaliam o desenvolvimento da habilidade de escrever palavras de forma convencional e de produzir textos de acordo com o gênero solicitado, com coerência e coesão, respeitando os aspectos ortográficos e gramaticais de acordo com o esperado para essa faixa etária. Já em Matemática, as questões perpassam o eixo numérico e algébrico (associar números a sua representação simbólica e conjuntos de objetos a sua representação numérica, compor e decompor números e resolver problemas do campo aditivo e multiplicativo); geometria (identificar figuras planas e espaciais); grandezas e medidas (identificar, comparar e relacionar comprimentos, tempo em diferentes sistemas de medidas, células e moedas); e tratamento da informação (identificar informações apresentadas em tabelas e gráficos).

Quando os resultados serão divulgados?
Os resultados preliminares estarão disponíveis para consulta online dos diretores em maio de 2017. Se houver algum problema com os dados, as escolas têm o prazo de até 15 dias para recorrer e justificar a solicitação. Os dados finais serão publicados até agosto do ano que vem. Vale dizer que são divulgados apenas os resultados das unidades que atingirem 80% de participação na prova.

As informações sobre a realização da ANA estão disponíveis no Diário Oficial. O Inep também disponibilizou Cartilha da Escola - Edição 2016, com instruções para os gestores escolares. Em caso de dúvidas, é possível escrever para o email ana.resultados@inep.gov.br.