Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Nossa 1ª Feira de Livros desperta a comunidade para a leitura

POR:
Joelma Souza
Foto: Arquivo pessoal/Sonia Abreu

Feira de livros uniu pais e alunos na escola com contação de histórias e homenagem a escritores. Foto: Arquivo pessoal/Sonia Abreu

A princípio achei ousada a ideia da Ana, uma amiga revendedora de livros, de fazer uma feira de livros em uma escola pública. Isso parecia ser privilégio de escola particular. Respondi a ela quais seriam minhas expectativas quanto à realização de um evento desse tipo em nossa escola, com uma comunidade de baixa renda, e sobre o envolvimento de alunos, pais e professores nesse projeto.

Resolvi, então, levar a ideia aos professores para uma apreciação. Apresentei a proposta de realizá-la próximo a 18 de abril, Dia Nacional do Livro Infantil e aniversário de Monteiro Lobato. Decidimos que se a ideia é fomentar e incentivar a comunidade escolar a ler bons livros e tomar gosto pela leitura valeria investir nesse momento. Então, começamos a organizar o cronograma e a dividir tarefas.

Ao organizar a primeira reunião de pais do ano, incluímos a Feira de Livros como mais um projeto a ser desenvolvido e anunciamos que ela aconteceria no dia 11 de abril, pela manhã e à tarde, com apresentações dos alunos e a participação de todos. E quando chegou a semana do evento enviei os convites com a ansiedade à flor da pele, acumulando várias noites mal dormidas.

No dia marcado, abrimos as portas da escola para receber os pais e a comunidade para a nossa 1ª Feira de Livros e muitos compareceram com câmeras fotográficas digitais e filmadoras.

Como cada um fez a sua parte

Os alunos do 1º, 2º e 3º anos participaram ativamente nas poesias cantadas de Vinícius de Morais, Cecília Meireles e José Paulo Paes. E para enaltecer o trabalho do autor homenageado, Emília, Visconde de Sabugosa, o Saci, dona Benta, tia Anastácia, Pedrinhos e Narizinhos seriam encenados pelos alunos do 4º ano da professora Conceição. Aos 5ºs anos coube realizar a abertura do evento com “charadas” para o público no jogo do “adivinha o que é?”.  O 4º ano C da professora Márcia encenou a história de como surgiu o livro. E os pequenos contadores de história dos 1ºs anos das professoras Elaine e Manueli narraram a versão mais tradicional dos três porquinhos com lobos e porquinhos caracterizados com máscaras pintadas por eles.

A organização geral do evento ficou com a professora Maria do Carmo do 5º ano C. Eu cuidei dos contatos com a contadora de histórias da Biblioteca Municipal de Itapetininga, a professora Milene França também contou histórias e convidou o violeiro e compositor Bob Vieira.

Consegui ver o tamanho da satisfação de muitos pais que viam seus filhos e ouviam atentamente a professora Milene contando histórias que saíam de seu baú mágico e as histórias cantadas em rimas e prosas pelo compositor Bob Vieira.

Que satisfação! Foi a realização de um sonho! E gostamos tanto que já estamos pensando na organização para o próximo ano.

E vocês, diretores e diretoras, têm tido coragem de realizar eventos como esse em sua escola? Como tem sido?

Um grande abraço

Sonia Abreu