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Ações para organizar e movimentar a biblioteca escolar

POR:
Joelma Souza
Foto: Gabriela Portilho

Aos poucos, as prateleiras da biblioteca são ocupadas pelos livros e os alunos ganham um espaço adequado para a leitura. Foto: Gabriela Portilho

Migrei da Educação Infantil para o Ensino Fundamental em 2004 e a escola onde estou hoje tem o dobro de tamanho do local em que trabalhei antes. Ao chegar aqui, o primeiro espaço que chamou minha atenção foi a biblioteca, localizada bem na entrada, na ala direita. Quando vi os vários armários (vazios) e as mesas redondas, pensei: “Uau… Que privilégio desses alunos! Só falta dar mais vida, enchendo-a de livros.” E, aos poucos, sonhos, poesias, alegrias, mistérios, dramas e aventuras foram tomando conta do local.

Veja o que já implantamos para atingir esses objetivos:

  • Com reservas de verba do PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola) comprei mais livros, jogos, ventiladores e cortinas para deixar o ambiente adequado para o uso de todos. Quando os computadores do Proinfo (Programa Nacional de Tecnologia Educacional) chegaram, instalei todos nesse espaço de pesquisa. Assim, a internet se tornou mais uma aliada da leitura.
  • Fiz um cronograma para que todos pudessem usar a sala, já que ela também é compartilhada com professores de xadrez e reforço de alfabetização e com o grêmio estudantil. Mesmo com vários cuidados, nem tudo é perfeito! Sempre tem alguém que extrapola os combinados e atrapalha todo o esquema de controle e organização. Mas vamos retomando as regras.
  • Como não há a função de bibliotecário em nossa rede, uma diretora de outra escola me contou que resolveu o problema delegando a organização da biblioteca a uma auxiliar de Educação. Corri conversar com a equipe de auxiliares daqui e passei essa responsabilidade à Daniela.
  • Junto com outra auxiliar, Juliana, Daniela contabilizou, etiquetou e digitou informações sobre todos os itens do acervo para melhor controle. Pretendemos comprar um computador para uso exclusivo da biblioteca e assim abandonar o caderno onde os empréstimos são registrados atualmente.
  • Se a biblioteca vai estar ocupada no horário em que algum professor planejou uma atividade, os livros são retirados antecipadamente pela Daniela e levados na sala de aula para uso do professor e dos alunos.
  • Também implantamos o Projeto Leitura. Os livros são selecionados pelo professor e colocados em pastas que são levadas para casa pelos alunos. Em um caderno, cada família registra como foi a leitura em conjunto. Com o material também vão os combinados sobre a devolução e o cuidado com o livro. A cada semana, cerca de dez alunos levam a pasta para casa.

Tenho que confessar que eu era muito controladora de livros. Por amá-los e por saber a dificuldade de tê-los, ficava em cima dos poucos itens do acervo. Depois de muitos puxões de orelha dos professores tive que aprender a me segurar. Estou bem melhor do que era antes, mas sempre estou por lá “dando uma olhadinha”.

Vejo que, felizmente, os livros não param nas prateleiras!  Nosso próximo projeto é transformar a biblioteca em um ambiente utilizado por toda a comunidade escolar. Queremos que os pais também tenham acesso a ela, retirando livros, lendo-os no local e até mesmo utilizando os computadores para acessar a internet. Assim, eles serão ainda mais nossos parceiros para o trabalho fora da sala de aula.

E você, diretor e diretora, tem biblioteca aí na sua escola? Como ela tem sido utilizada? Se não tem, como faz? Compartilhe conosco as ações promovidas e o resultado alcançado.

Um grande abraço

Sonia Abreu