Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Recesso escolar: o que fazemos nesse período?

POR:
Joelma Souza
Durante as férias, a escola não para. Aproveito para fazer a organização, limpeza e manutenção dos espaços junto com os funcionários. (Foto: Gabriela Portilho)

Durante as férias, a escola não para. A gestora e os funcionários cuidam da despensa e de outras áreas que precisam de limpeza e manutenção. (Foto: Gabriela Portilho)

Por conta da Copa do Mundo no Brasil, este ano tivemos que fazer algumas adaptações no calendário escolar. Por isso, tanto os alunos como os professores já estão desfrutando das férias desde 12 de junho, com previsão de retorno a partir do dia 14 de julho.

Durante esse período, costumamos realizar um check-up nas dependências da escola, sem deixar de lado a parte administrativa, que é o coração de toda instituição.

Inicialmente, costumo me reunir com as funcionárias da limpeza e da cozinha para avaliar o primeiro semestre: o que deu certo e o que não deu? O material recebido foi suficiente? Também abro espaço para que avaliem o trabalho realizado na escola e digam se algum setor deixou algo a desejar, se houve trabalho em equipe e o que podemos melhorar. Após as avaliações, traçamos metas para conseguir oferecer um atendimento de melhor qualidade para os nossos alunos e para os demais membros da comunidade escolar.

Cozinha

Nesse espaço, prestamos muita atenção na forma como a merenda está sendo armazenada. Na despensa, a organização dos alimentos é feita por tipo e data de vencimento dos produtos. Nunca deixamos sobras nas prateleiras. Se há produtos em excesso e que não serão consumidos nas férias, solicitamos o armazenamento no depósito do departamento da merenda escolar.

Com esse espaço organizado, passamos para a lavagem da geladeira e do freezer, que são esterilizados com produtos de limpeza e desligados para a redução do consumo de energia durante o recesso. Uma semana antes de começar as aulas, nós lavamos os equipamentos novamente e os ligamos para receber alimentos. Limpamos também os fogões, azulejos, pisos, mesas, pias, armários, área de serviço e vidros.

Limpeza e manutenção

As funcionárias da limpeza têm inúmeras salas e espaços para limpar, sem contar vidros, carteiras, cadeiras, cortinas, lousas, armários e mesas. Sendo assim, traçamos uma meta para que nada fique de fora. Para isso, destacamos sempre o trabalho em equipe: cada pessoa fica responsável por um setor da escola. Todas as funcionárias utilizam galochas e luvas de borracha durante o trabalho.

Também aproveito esse período para acionar outros setores responsáveis pelas trocas de lâmpadas e consertos na parte elétrica, encanamentos, jardinagem e outros.

Setor administrativo

No setor administrativo, aproveitamos para colocar tudo em ordem: listas de alunos, planilhas do programa Bolsa Família, digitação das notas e frequências dos alunos, arquivos de matrículas, históricos escolares, pastas com documentos internos e externos, resoluções, circulares e memorandos, cobranças e envios de históricos e relatórios de alunos de outras unidades escolares. Durante esse período, também recebemos pais que procuram a escola para pedir transferências, solicitar documentos e realizar novas matrículas.

Ações para o próximo semestre

Depois de organizar toda a escola com as funcionárias, me reuni com os professores para conversar sobre o empenho e a colaboração dos alunos na limpeza dos banheiros e da sala de aula. Ficamos de elaborar durante o período de recesso algo para promover essa ação no semestre que vem.

Também solicitei aos docentes que, na primeira reunião durante as horas de atividade coletiva (HAC) após o regresso, avaliassem o semestre que passou e elaborassem metas e ações para os próximos meses.

Como você pode ver, a escola continua funcionando mesmo sem a presença dos alunos. No entanto, devo destacar que, sem eles, esse espaço fica sem vida e entristecido, porque é a agitação e a energia desses meninos e meninas que nos contagiam de tal maneira que já estamos contando no dedo o tempo para o retorno deles!

E você, diretor ou diretora, já traçou metas para o segundo semestre? Os funcionários participam dos seus afazeres nesse período? Compartilhe conosco a sua experiência.

Um grande abraço, Sonia Abreu