Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

O que é o Plano de Gestão e como mantemos ele sempre atualizado e vivo

POR:
Joelma Souza

Documento que registra todas as ações da escola, pode e deve ser revisto com frequência. Foto: Bruno Mazzoco

Olá, seja bem-vindo!

Nós, gestores, lidamos com inúmeros documentos oficiais que regulamentam e auxiliam o bom andamento das escolas, além das leis e diretrizes gerais da Educação. Há também aqueles que simbolizam as particularidades de cada instituição. Aqui, quero destacar o Plano de Gestão.

O Plano de Gestão não é igual ao projeto político-pedagógico (PPP), nem pode ser confundido com os estatutos internos. Em algumas escolas é chamado de Plano de Ação. Ele inclui informações sobre horários de funcionamento, composição da equipe escolar, recursos físicos e materiais, resumo do PPP, planos de cada curso, conteúdos a ser trabalhados e todas as ações que serão desenvolvidas na escola ao longo do ano.

Dizemos que é um instrumento vivo, pois, todos os anos, é revisto e, quando necessário, modificado. Podem ser anexados novos projetos ou adequações daqueles já existentes; os professores também podem adaptar seus planos de ensino e mesmo os pais podem pedir alterações em atividades anuais previstas. Em geral é avaliado na reunião de planejamento com os professores e funcionários e também nos primeiros encontros da Associação de Pais e Mestres (APM) e do Conselho Escolar. O Plano é tratado por todos como um documento de reflexão e mudança contínua nas práticas, em que há a possibilidade de incluir, de maneira democrática, ideias e sugestões vindas de qualquer segmento da escola.

Ele fica disponível a todos na secretaria, e é sempre levado às reuniões de APM, Conselho de Escola e Conselho de Classe. Afinal, trata-se de um documento que deve ser conhecido e seguido por todos, principalmente por se tratar de um instrumento democrático, que reflete as necessidades da comunidade escolar. Veja um modelo do Plano utilizado em nossa escola.

Um dos exemplos mais interessantes de atividades que foram incluídas em nosso Plano de Gestão foi a mobilização popular de combate à dengue. O projeto, detalhado em outro post, foi sugerido por professores e alunos. Após ser anexado ao Plano, e reconhecido como parte do PPP, foi expandido e aprovado também pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura e pela Diretoria de Ensino da Região de José Bonifácio. Isso gerou maior comprometimento de todos, mesmo daqueles que inicialmente não faziam parte do projeto.

E na sua escola, vocês contam com o Plano de Gestão ou outro instrumento semelhante? Como é a participação dos segmentos na elaboração dele? Ele é atualizado constantemente? Compartilhe sua experiência com a gente, deixe o seu comentário, suas dúvidas e sugestões.

Um grande e respeitoso abraço, até quarta!

Edicarlos Mellin