Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Creche: plano de ação deve equilibrar cuidados e conteúdos

O diretor precisa encontrar o meio-termo entre os cuidados e a escolarização

POR:
Joelma Souza
Crédito: Shutterstock

Como deve ser o Plano de Ação do diretor de uma creche?

Rogéria Silva Alves, de Valença, no Rio de Janeiro

Rogéria, o Plano de Ação (PA), em geral, define o que e o porquê será feito, quem será responsável por cada ação, onde e quando elas serão realizadas, como serão concretizadas e para atingir quais objetivos. Diante desta definição sobre o PA, podemos nos referendar para pensar sobre gestão. Sabemos o quanto é necessário planejar cada atividade, pois são elas que compõem e qualificam o movimento orgânico da instituição escolar.

O Plano de Ação do diretor de uma creche deve considerar que o foco não está só na organização das refeições, da higiene e dos conteúdos curriculares. É necessário encontrar o meio-termo entre os cuidados e a escolarização. Isso porque o acolhimento e os cuidados são fundamentais neste período da vida das crianças, mas é também extremamente importante entender que elas são competentes, ativas e produtoras de cultura. Ter isto em mente nos ajuda na elaboração de um PA, que precisa estar contemplado no projeto politico-pedagógico (PPP) da creche e ser evidenciado nas ações e atitudes das pessoas que estão envolvidas no cotidiano de trabalho com os pequenos.

Ao elaborar o PA, é preciso, portanto, considerar: as ações de formação em contexto de trabalho com os professores e todos os funcionários para que eles possam estudar, conversar e refletir sobre os direitos da criança e a concepção de infância; a transformação dos espaços em ambientes de aprendizagem para que os pequenos circulem, explorem e vivenciam situações desafiadoras; a adequação dos mobiliários que favoreçam a construção de autonomia; o acesso a materiais  diversificados; a articulação com as famílias para que juntos possam contribuir com o desenvolvimento infantil e a forma de comunicar as produções das crianças que darão sentido e significado ao que se faz pelas e para todas elas.

Para te ajudar na elaboração de um plano que atenda as necessidades desta faixa etária, seguem algumas indicações de reportagens e conteúdos com mais detalhes sobre os aspectos citados acima:

- Reportagem sobre gestão do tempo na creche;

- Especial sobre Os Desafios da Educação Infantil;

Entrevista e vídeo com a professora e pesquisadora Beatriz Ferraz sobre cuidados e conteúdos na creche; 

Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil.

E na sua creche, como é preparado o Plano de Ação?

Abraço,

Maura

Você tem dúvidas sobre direção escolar? Envie suas perguntas para http://abr.ai/maura-responde