Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Escolha seu programa favorito e aproveite as férias

POR:
Joelma Souza

Foto: Shutterstock

Olá,

As tão esperadas férias estão chegando e com elas o desejo imenso de descansar! Dá uma sensação de alívio, por finalizar mais um ano de trabalho, em meio a tantos percalços que fazem parte do cotidiano. Neste período, tão aguardado, cada um busca uma forma para relaxar e também para se reabastecer para o que vem pela frente. Como diz Caetano Veloso, em “Oração ao Tempo”, o tempo é o “tambor de todos os ritmos” e, portanto, é necessário estabelecer um acordo com ele. Então, façamos um acordo que nos permita usufruir bem dessa pausa.

Selecionar os discos que gostaria de ouvir é uma boa pedida, porque com a correria do dia a dia deixamos de ouvir aquelas músicas e compositores que fazem parte da nossa história. Na internet encontramos uma vasta possibilidade para ouvir canções de diferentes décadas, conhecer novos compositores e assistir shows.

Seja na praia, no campo ou mesmo em casa, necessitamos cuidar do olhar, prestando atenção ao que esta a nossa volta. O silêncio é importante para botarmos reparo ao que pode parecer insignificante, mas não é. A natureza está ali nos presenteando com diferentes tonalidades de cores e texturas, cheiros e sabores indescritíveis e sons diversos. Tudo isso pode nos proporcionar revisitar a memória, ou criar novas, e nos revigorar.

A leitura é outra maneira de aproveitar o tempo de modo muito peculiar. Pegar aquele livro que te indicaram durante o ano e que, pela correria, você não conseguiu ler. Ou acabar o que começou e ficou pela metade. Você pode fazer um passeio a uma livraria da sua cidade para dar uma espiada nos gêneros de sua preferência. Ou ir até uma biblioteca pública e verificar a programação de férias e as dicas de leitura.

Pode ser também um momento para prestigiar as manifestações culturais de cada lugar e colocar em dia a vontade de ver uma peça teatral ou espetáculos de dança e música. Dá para organizar um grupo de amigos ou familiares para te acompanhar e, assim, garantir boas conversas e diversão. Fique atento às programações da sua cidade ou do local no qual pretendem passar as férias.

Cinema é sempre um prazer. E hoje em dia podemos escolher entre sair e cumprir o ritual na sala escura ou ficar em casa. Dois dos quais assisti recentemente e que indico são: Que horas ela volta?, dirigido por Anna Muylaert e com Regina Casé no papel principal; e Os Intocáveis, dos franceses Eric Toledano e Olivier Nakache, com os ótimos François Cluzet e Omar Sy.

Se você é do esporte, jogos de mesa, de quadra, de gramado ou de praia rendem muitos momentos divertidíssimos. Mas dá também para ficar no simples e despretensioso caminhar. Percorrer a cidade, o bairro ou a vila, parar para bater um papo aqui, outro acolá é delicioso, pois a conversa preenche de alegria um encontro ou reencontro. Se tiver sorte, ele será recheado de bolinho de chuva, bolo de fubá, café fumegante ou uma bebida gelada. O mais importante, porém, é a companhia das pessoas, muitas das quais não conseguimos ver por conta das atribulações diárias e aguardam justamente a chegada deste tempo de pausa. Reunir-se com quem gostamos para comer junto, aliás, é um ótimo ritual para o fortalecimento de vínculos.

Algumas pessoas reservam parte das férias para cuidar da saúde em seus diferentes aspectos, organizar os armários, cuidar do jardim e muitas outras atividades. Qualquer que seja sua escolha aproveite para depois voltar com mais disposição e atenção. Então, boas férias! Foi um prazer poder responder as perguntas enviadas. Espero ter contribuído de alguma maneira com a atuação de vocês. E até 2016!

Abraço,

Maura

Você tem dúvidas sobre direção escolar? Envie suas perguntas para http://abr.ai/maura-responde