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Diretor também precisa entrar (e atuar) na sala de aula

POR:
Joelma Souza

Foto: Ramón Vasconcellos

Olá, diretor,

Nós estamos acostumados a conversar aqui no blog sobre muitos assuntos relacionados à gestão escolar, mas pouco nos referimos à sala de aula que pauta essa gestão. O espaço onde ocorrem as aulas confere identidade às turmas e à escola de maneira geral.

Você deve estar se perguntando: como o diretor pode atuar nesse espaço tão reservado e aparentemente exclusivo de professores e alunos? A princípio, parece que não temos influência alguma sobre ele, mas esse ambiente revela a intenção educativa da instituição. É importante que estejamos atentos ao progresso das turmas ao longo do ano, como mostra essa reportagem de GESTÃO ESCOLAR, e para isso, a ação do diretor, por meio da gestão dos serviços, dos materiais e do tempo na sala de aula, mostra-se fundamental para garantir as condições de ensino e aprendizagem da melhor forma possível.

Algumas reflexões interessantes que podemos fazer, e que ajudam a entender melhor a importância do principal ambiente de aprendizado: Ao passar pelos corredores, você percebe que elas revelam a identidade dos alunos que ali estudam? Há exposição de produção dos alunos? O quadro está em boas condições de uso? Há mesa para os professores organizarem seus materiais? As carteiras são adequadas à faixa etária da turma? O que revela sobre o projeto educativo da escola uma sala onde há carteiras quebradas ou empilhadas no fundo?

A forma como os móveis são arranjados revela como a instituição entende a relação dos alunos com a aprendizagem. A construção de valores, a interação com os pares, as trocas para a busca e ampliação dos saberes e o respeito e a consideração pelo saber do outro colega, não somente considerando o professor como a única fonte de conhecimento, tudo isso pode ser alterado, de acordo com a organização da classe. Todos os elementos que compõem o espaço contribuem para a construção da identidade dos estudantes. O diretor precisa estar atento a essas questões para buscar soluções com o colegiado da escola e pedir a ajuda da Secretaria de Educação, com a finalidade de garantir um ambiente adequado.

No livro “O que revela o espaço escolar? Um livro para diretores de escola”, do qual sou coautora, fazemos uma sugestão. Pedimos para o diretor observar as salas de sua escola em dois momentos. No primeiro, sem alunos; não importa se é após o período de aulas, ou antes de iniciá-las. O segundo momento é com os alunos em sala. Essas observações favorecem o levantamento de algumas questões que merecem uma discussão com o seu coordenador pedagógico ou com a equipe técnica da sua cidade. Esta reportagem fala sobre como o diretor pode trabalhar nos diferentes espaços e dá dicas específicas para a sala de aula. Vale a pena dar uma olhada!

Depois de fazer esse exercício, volte ao blog e compartilhe conosco suas conclusões!

Um abraço,

Maura