Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Como é bom compartilhar os saberes da prática de sala de aula

POR:
Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink

“A atividade 3 é muito difícil para o infantil II! Eles não conseguem fazer.”

Foi essa a fala da profª Mariana na reunião de nível com as 5 professoras de infantil II, na  qual estávamos compartilhando os encaminhamentos e efetuando ajustes na
sequência “1,2,3…conte outra vez” de matemática. Ela se referia à seguinte atividade:

3 – JOGAR COM DADOS:
O.D. Em duplas, a professora distribui uma cartela quadriculada para a dupla, contendo
duas colunas uma para cada participante anotar seus resultados e espaço para três rodadas. Na sua vez a criança joga o dado e registra em quantidade na folha, assim
sucessivamente até jogarem as três rodadas. Após, cada participante soma os resultados e
compara com seu colega para descobrir o vencedor. Repetir essa atividade várias vezes.

Mais 2 professoras concordaram com Mariana então a profª Andreia Amorim dos Santos contou que na sua turma estava dando certo: “Na minha sala dá certo, só que fiz algumas mudanças… eu faço na lousa e divido a turma em 2 equipes. As crianças vibram e participam fazendo o registro de quantidades, contando para ver qual equipe fez mais pontos, então os objetivos estão sendo atingidos. Na verdade ainda não dei no papel.”

Pedi para Andreia explicar melhor como ela encaminhou a atividade: “a 1ª vez aproveitei
um dia que a estagiária estava na minha sala e dividi a turma em 2 grupos, enquanto
ela foi com metade do grupo fazer pintura na parede de azulejos eu fiquei na sala com
o outro grupo que foi dividido em 2 equipes, com crianças de diferentes saberes em
cada uma, eu não podia deixar só crianças com mais conhecimentos num agrupamento,
precisava misturar todos. Risquei na lousa um espaço para cada equipe e apenas 2
rodadas na 1ª vez, uma criança jogou o dado, contamos juntos e convidei a criança que
utilizaria ‘pauzinhos’ para fazer o registro. Achei melhor assim pois se fosse uma criança
que já faz tentativas de escrita de números seria complicado contar o total de pontos
depois. Foi bem legal, as crianças participaram contando no dado, depois contando os
pontos juntos das 2 rodadas e discutiram para ver qual equipe tinha feito o maior número
de pontos. Joguei mais 1 vez só com duas rodadas e depois já coloquei 3 rodadas,
sempre fazendo na lousa e eu coordenando a atividade.”

Acesse o planejamento completo.

A professora adequou a atividade e foi possível a participação e compreensão das
crianças, de como funcionava o jogo. Chegamos à conclusão de que a orientação didática
precisava ser reescrita, pois é uma boa situação didática se os encaminhamentos são
adequados, e foi isso que fizemos, com a participação de todos.

Essa foi uma parte da reunião, fazemos assim com todas as atividades e sempre
estamos reescrevendo-as na medida que estudamos e conhecemos melhor o conteúdo a
ser atingido, ou uma professora encontra um ‘jeito’ muito mais eficiente de encaminhar a
situação didática.

E na sua escola como você faz para circular os saberes de prática de sala de aula?

Um beijo, Leninha