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Reunião de pais é coisa séria

POR:
Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink

Quanto mais presente forem os pais dos alunos, mais fácil é resolver os problemas de aprendizagem das crianças

Na escola onde eu trabalho, temos uma sistemática de contato com os pais, que acontece por meio de comunicados em que o aluno leva para a casa e por meio de reuniões na escola.

No primeiro dia de aula, todos os alunos levam para casa o comunicado que contém regras e orientações gerais de funcionamento da escola (veja aqui).  A sistemática de reunião de pais para os alunos de 2º a 5º Anos consiste em convidá-los, logo nos primeiros dias de aula e durante o período letivo (veja o convite aqui). No início do ano, eles são convidados para que eu e a diretora possamos conversar com eles. Essa reunião sempre tem um foco, que chamamos “Apresentação da escola”. Por meio do recurso PowerPoint, apresentamos alguns itens como:

- Quem somos e quantos Somos: considero esse item bastante importante, porque nele apresentamos quem são os profissionais da escola e quantos são, especificamente, naquele ano letivo. Também ficam sabendo quantos alunos estarão sob a responsabilidade desses profissionais.
- Apontamos a importância de a família ser parceira da escola no desenvolvimento da aprendizagem das crianças.
- Comunicamos o funcionamento de diferentes espaços físicos da escola, por exemplo, a biblioteca, a sala de informática, entre outros.
- A organização da escola para o seu bom funcionamento.

Nessa primeira reunião do ano, após a apresentação da escola, os pais encaminham-se para a sala da criança, onde receberão, do professor, a sistemática de trabalho e algumas informações: como organizam os materiais dos alunos, como planejam e corrigem as tarefas, sistemáticas de entrada e saída de alunos, saídas durante as aulas, leituras que devem ser feitas em casa, etc.

Durante o ano letivo, os pais são chamados para tomar conhecimento das aprendizagens dos filhos, receberem o boletim e conversarem com o professor. Para essas reuniões, os professores repassam aos pais, alguns assuntos gerais da escola. Também organizam suas próprias pautas, para não se esquecerem de abordar, na reunião, algum detalhe importante.

Em cada reunião, faço o levantamento da presença de pais de cada turma, por meio da lista de presença que eles assinam. Após o levantamento, o resultado  é fixado, para que a direção e os professores acompanhem os resultados. Veja aqui o modelo de levantamento de presença.

Todo ano, estipulamos uma meta, que precisa ser atingida em termos de participação dos pais e, para esse ano, nossa meta é de 80%. Algumas salas já atingiram 90% de presença, entretanto, outras ainda estão abaixo de nossa meta. Infelizmente, ainda enfrentamos resistência por parte de alguns pais, mas, aos poucos, eles vão se conscientizando da importância de suas presenças dentro da escola.

E na sua escola, como são planejadas as reuniões de pais?
Um beijo, Maria Inês