Embora a avaliação seja intrínseca ao processo da gestão escolar, é importante que a escola faça uma avaliação dos seus resultados ao final do ano letivo. Particularmente, não consigo planejar o próximo ano antes de encerrar o presente.
Mas, o que avaliar? Quando avaliar? Como avaliar? Quem deve avaliar?
A princípio, avalia-se o que se planejou em termos de objetivos e de metas para o ano letivo. Avalia-se em dezembro, quando encerramos os trabalhos do ano e avalia-se por meio de reuniões, oralmente ou aplicando um questionário. Participam da avaliação, todos os envolvidos e responsáveis para que a escola aconteça. Registrar tudo é muito importante!
Como na minha escola tem anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, fazemos uma só reunião e, então, ajudo minha Diretora na organização da Avaliação da Escola do segmento que sou coordenadora – 2º a 5º Ano.
Como funciona a reunião de avaliação
Dividimos a reunião para a avaliação dos dois segmentos e, com relação aos anos iniciais, organizamos assim:
1- Apresentação dos resultados da última sondagem de hipóteses de escrita, para que todos saibam quantos alunos ainda não estão alfabéticos.
2- Apresentação dos resultados (gráficos) dos últimos simulados aplicados nos 5º Anos e analisamos no grupo.
3- Apresentação das metas atingidas quanto à participação dos pais nas reuniões. Para esse ano, nossa meta é de 80%. Algumas salas já atingiram 90% de presença, entretanto, outras ainda estão abaixo da meta proposta.
4- Avaliação dos projetos desenvolvidos durante o ano, pontos positivos e negativos. Um exemplo desses projetos é o trabalho com leitura de jornal.
5- Levantamento dos pontos fortes e os pontos fracos dos anos iniciais. Dentre os pontos fortes, pode aparecer, por exemplo, a formação que os professores recebem nas Aulas de Trabalho Pedagógico Coletivo (ATPCs). E como ponto fraco, principalmente, o fato de os alunos faltarem demais das aulas.
6- Retomada do plano de trabalho da coordenadora e avaliação dos objetivos e metas propostas.
7- Avaliação das ATPCs.
8- Pedimos que os professores se autoavaliem (veja aqui o modelo de uma autoavaliação publicado na revista Nova Escola)
9- Entrega dos portfólios dos 5º Anos ao coordenador dos anos finais do Ensino Fundamental.
A avaliação dos resultados da escola, ao final do ano letivo, contribui para a reflexão dos trabalhos realizados e para os redirecionamentos do próximo. Vencida esta etapa, vamos começar a planejar o próximo ano letivo, mas este é assunto para outro post!
E vocês, como encerram o ano letivo?
Um beijo, Maria Inês