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Final de ano pede avaliação dos resultados da escola

POR:
Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink

Só a partir da avaliação dos resultados da escola neste ano é que consigo planejar o ano que vem

Embora a avaliação seja intrínseca ao processo da gestão escolar, é importante que a escola faça uma avaliação dos seus resultados ao final do ano letivo. Particularmente, não consigo planejar o próximo ano antes de encerrar o presente.

Mas, o que avaliar? Quando avaliar? Como avaliar? Quem deve avaliar?

A princípio, avalia-se o que se planejou em termos de objetivos e de metas para o ano letivo. Avalia-se em dezembro, quando encerramos os trabalhos do ano e avalia-se por meio de reuniões, oralmente ou aplicando um questionário. Participam da avaliação, todos os envolvidos e responsáveis para que a escola aconteça. Registrar tudo é muito importante!

Como na minha escola tem anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, fazemos uma só reunião e, então, ajudo minha Diretora na organização da Avaliação da Escola do segmento que sou coordenadora – 2º a 5º Ano.

Como funciona a reunião de avaliação 

Dividimos a reunião para a avaliação dos dois segmentos e, com relação aos anos iniciais, organizamos assim:

1- Apresentação dos resultados da última sondagem de hipóteses de escrita, para que todos saibam quantos alunos ainda não estão alfabéticos.

2- Apresentação dos resultados (gráficos) dos últimos simulados aplicados nos 5º Anos e analisamos no grupo.

3- Apresentação das metas atingidas quanto à participação dos pais nas reuniões. Para esse ano, nossa meta é de 80%. Algumas salas já atingiram 90% de presença, entretanto, outras ainda estão abaixo da meta proposta.

4- Avaliação dos projetos desenvolvidos durante o ano, pontos positivos e negativos. Um exemplo desses projetos é o trabalho com leitura de jornal.

5- Levantamento dos pontos fortes e os pontos fracos dos anos iniciais. Dentre os pontos fortes, pode aparecer, por exemplo, a formação que os professores recebem nas Aulas de Trabalho Pedagógico Coletivo (ATPCs). E como ponto fraco, principalmente, o fato de os alunos faltarem demais das aulas.

6- Retomada do plano de trabalho da coordenadora e avaliação dos objetivos e metas propostas.

7- Avaliação das ATPCs.

8- Pedimos que os professores se autoavaliem (veja aqui o modelo de uma autoavaliação publicado na revista Nova Escola)

9- Entrega dos portfólios dos 5º Anos ao coordenador dos anos finais do Ensino Fundamental.

A avaliação dos resultados da escola, ao final do ano letivo, contribui para a reflexão dos trabalhos realizados e para os redirecionamentos do próximo. Vencida esta etapa, vamos começar a planejar o próximo ano letivo, mas este é assunto para outro post!

E vocês, como encerram o ano letivo?

Um beijo, Maria Inês