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Como avaliei os encontros de formação de 2012

POR:
Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink

 

Todo fim de ano, os professores me avaliam e dão sugestões de como melhorar os encontros de formação em serviço

Já contei a vocês que, ao final do primeiro semestre e ao final do ano, faço uma avaliação dos encontros das Aulas de Trabalho Pedagógico Coletivo (ATPC). Hoje, vou falar sobre a avaliação que preparei a respeito das ATPCs de 2012 e que disponibilizo aqui para vocês.

Com essa avaliação, eu pretendia ter o retorno dos professores sobre os seguintes aspectos: a legitimidade das reuniões enquanto momentos de formação docente e em que medida os temas abordados contribuíram para o desenvolvimento do currículo, das aulas e da aprendizagem dos alunos.

Pretendia, também, ter subsídios para planejar o próximo ano, então, levantei as expectativas deles com relação à formação para 2013, à organização das reuniões e sugestões de temas para estudos.

O que descobri sobre o meu trabalho após a leitura das avaliações:

- Na minha escola as ATPCs têm legitimidade: todos os professores reconheceram essas horas como sendo para a formação deles e alguns declararam: “são os únicos momentos que disponho para estudar”. Isso me demonstra o “tamanho” da minha responsabilidade enquanto coordenadora de um grupo que precisa, que acredita e que quer estudar. Além disso, me dá a certeza de que não posso desperdiçar um minuto das horas/aula das reuniões.

- Com relação aos temas estudados: apontaram que foram importantes na medida em que sentiram mais segurança e capacidade para desenvolver os conteúdos e, consequentemente, o currículo.

Quero compartilhar, com vocês, as respostas de duas professoras. A pergunta era: “Em que medida os temas das reuniões contribuíram para o desenvolvimento de suas aulas e para a aprendizagem dos alunos?” A resposta de uma professora foi: “Até mudei certos conceitos que tinha por causa dos nossos estudos e pude ver que no desenvolvimento de certos conteúdos que foram estudados, quando apliquei em sala de aula, obtive sucesso nos resultados”. Com isso, concluo que as formações podem sim, transformar as práticas docentes. A outra professora, que é bastante brincalhona, elaborou um esquema como resposta: professor preparado = aula bem elaborada = alunos esclarecidos = pais e coordenadora satisfeitos”. Ela entendeu o quanto a formação é importante para o seu desempenho e para os bons resultados.

Com essa avaliação, já posso planejar as reuniões de formação do ano que vem, pois a maioria dos professores tem como expectativas, estudar Matemática e, em Língua Portuguesa, aprofundar os estudos sobre leitura compreensiva.

E você coordenador, já pensou em fazer uma avaliação, com seus professores, sobre as ATPCs?

Um beijo, Maria Inês