Quando o ano letivo se encerra, eu e a diretora começamos a pensar na composição das classes e das turmas de 2º a 5º Anos para o próximo ano. Na escola em que trabalho, a concepção para a formação das turmas de alunos está baseada no princípio da heterogeneidade. Nas salas de aula, encontram-se alunos com bom rendimento e outros que têm defasagens de aprendizagem. É importante formar classes heterogêneas, na medida em que não é somente na interação com o professor, mas também com os colegas que ocorre a troca de experiências e consequentemente o desenvolvimento.
Recebemos, para os anos iniciais do Ensino Fundamental, alunos a partir do 2º ano. Quando esses alunos chegam da rede municipal, são distribuídos em três turmas, nas quais permanecem até o 5º ano. Procuramos sempre equilibrar em cada turma o número de alunos e a quantia de meninos e meninas.
Para os veteranos, temos um item na reunião de final de ano que consiste em os professores fazerem um levantamento dos alunos de sua turma, que apresentaram relacionamentos ou comportamentos conflituosos com os colegas durante o ano.
Com essas informações, procuramos separar esses alunos no intuito de não serem prejudicados com relação à própria aprendizagem, não atrapalharem o andamento das aulas e também para que tenham bons relacionamentos entre seus colegas.
Com relação à distribuição das classes para os professores, cabe à diretora a atribuição. Partindo da legislação pertinente à atribuição, conversamos para que cada turma seja atribuída para o professor que apresente o perfil mais adequado para atuar com a classe. Por exemplo, temos professores que têm mais o perfil para alfabetizar, enquanto outros para atuarem nos 4º e 5º anos.
Todos os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Escola Maria Aparecida possuem formação para atuar de 2º a 5º ano. Os professores, que estão há bastante tempo na escola, têm ficado, nos últimos anos, sempre com o mesmo ano. Também receberam formações, em ATPCs, voltadas para os anos os quais lecionam, por isso, já construíram perfis mais adequados para as diferentes turmas e para o currículo. Nesse sentido, procuramos não mexer na equipe, uma vez que os resultados são bastante positivos.
E sabem de uma coisa? Quando a equipe gestora pensa e planeja a composição das turmas e as atribui aos professores que apresentam perfil adequado a elas, os resultados são muito bons.
E vocês, que critérios seguem para compor as turmas do próximo ano letivo?
Um beijo, Maria Inês