Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Como não pensar em trabalho durante as férias?

POR:
Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink

Finalmente um post para falar de férias. É muito bom e necessário tê-las, não é mesmo coordenadores? Particularmente, quando entro em férias, demoro alguns dias para me desligar da rotina da escola, dos compromissos de trabalho e do relógio. Durante o ano todo, me sinto “escrava do relógio”, para dar conta de todos os compromissos assumidos. Então, a primeira coisa que faço é tirá-lo do braço.

Mas, antes de sair para o descanso, procuro organizar e arquivar todos os documentos e os registros, bem como deixar as gavetas e os armários organizados. Dessa forma, quando retorno, o foco é planejar todas as ações da coordenação pedagógica para o novo ano.

Mas, o que fazer para desligar dos compromissos e relaxar? Festas de final de ano com a família? Viajar? Fazer programas culturais? Não ter hora para dormir e nem para levantar? Isso tudo é muito bom, mas também podemos ler sem compromisso, por puro prazer e assistir bons filmes, mesmo que em casa.

Aproveito, também, para passar mais tempo com a minha filha, cuidar da minha casa, marcar consultas médicas que sempre adio por falta de tempo. É importante dedicar um tempo para ver se a saúde está em dia, não é mesmo?

Nas férias passadas, não viajei, mas li alguns livros e assisti a alguns filmes que gostei muito. Os livros são: “Clarice na cabeceira: crônicas” (Clarice Lispector – veja resenha aqui), “Do seu coração partido” (Marina Colasanti – veja resenha aqui) e “Comédias para se ler na escola” (Luis Fernando Veríssimo). Os filmes foram: “A voz do Coração” e “O leitor”.

No próximo post, vou fazer algumas indicações literárias e de filmes e, assim, poderemos pensar em nada. Que bom !

O que vocês costumam fazer nas férias? Alguma sugestão? Ainda não fechei a minha programação completa. Compartilhem suas escolhas aqui.

Um beijo, Maria Inês