Por mais que a equipe de professores seja estável na escola em que trabalho, pode acontecer, no início de cada ano, a vinda de um novo docente para o grupo. É um professor que se aposenta, outro que pede remoção para outra unidade escolar e assim, abre a vaga para um novato que precisa ser integrado.
Quando um novo professor chega à escola no início do ano, aproveitamos a reunião de Planejamento, para fazermos as apresentações. Penso que é muito importante um professor ser bem recepcionado pela equipe gestora e pelos colegas porque o clima organizacional da instituição faz toda diferença.
Com relação ao trabalho especificamente, sempre me sento com o novo docente para:
- Apresentar a “filosofia e missão da escola”: como entendemos o papel e a função da escola Maria Aparecida.
- Apresentar como a equipe trabalha em termos de concepção pedagógica para o processo ensino-aprendizagem.
- Apresentar como é a minha sistemática para coordenar os trabalhos dos professores e o acompanhamento das aprendizagens dos alunos.
- Explicar quais são e como são utilizados os materiais didáticos e paradidáticos (livros didáticos, livros de leitura, gibis, revistas, entre outros).
- Apresentar todos os registros que deverá desenvolver ao longo do ano.
- Explicar o funcionamento da escola de modo geral (uso da biblioteca, da sala de informática, dos recursos tecnológicos, como requisitar materiais pedagógicos, etc.).
- Entregar a chave do armário que será dele e dar ciência de tudo o que há nele para o trabalho no respectivo ano letivo.
- Entregar o portfólio do ano anterior, da classe em que vai trabalhar, pois terá um primeiro contato com a realidade em que atuará.
- Entregar uma pasta que utilizará, nas reuniões de Horas de Trabalho Pedagógico Coletivo (ATPCs), para arquivar pautas, textos estudados, entre outros. Enfim, deixar o novo professor a par do funcionamento da escola em que vai trabalhar.
- O professor que se inicia na Escola Maria Aparecida toma ciência de tudo o que diz respeito às suas funções enquanto docente e, principalmente, de que “nessa escola” temos uma forma de trabalhar e que ele deve se adaptar, da melhor forma possível, à rotina.
E vocês, como fazem a adaptação dos professores novatos?
Beijos, Maria Inês