Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Como solucionar problemas de espaço físico na escola?

POR:
Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink

Usar carrinhos itinerantes foi a alternativa que eu encontrei para solucionar o problema da falta de espaço na escola onde eu trabalho

Hoje vou contar como solucionamos o problema de espaço físico para o desenvolvimento de algumas atividades na escola onde eu trabalho. A instituição é grande – há um laboratório de informática, sala de reforço, biblioteca – mas não há sala ociosa para fazermos reuniões ou montarmos um espaço multimídia, por exemplo.

No início de 2012, adquirimos o “B Del” (Base Didática Eletrônica). Consiste em um carrinho composto por computador, teclado, projetor multimídia, DVD, caixa de som e microfone. Todos os recursos ficam seguramente presos ao carrinho, que circula pela escola de classe em classe. Mandamos fazer uma tela branca, bem prática para carregar e, em todas as salas, há os ganchos para colocá-la quando for utilizada.

Como fazemos uso desse equipamento?

Os professores utilizam o “B Del” quando querem apresentar um filme para as crianças, trabalhar com música, entre outras atividades que requerem o uso de recursos tecnológicos para imagem e som.

O projetor multimídia do carrinho tem ajudado bastante os professores no trabalho de revisão coletiva de textos. A produção que será revisada coletivamente é reproduzida na tela, facilitando a visualização para todos os alunos. Aulas são preparadas e apresentadas, utilizando recursos do computador.

Também utilizo em reuniões com os professores, por exemplo, para projetar uma produção escrita de uma criança e, coletivamente, fazermos as análises, ou, então, para apresentar gráficos de resultados das aprendizagens.

Todo início de mês, fixo na sala dos professores uma planilha para que os professores agendem o uso do “B Del”, marcando o dia e a aula que utilizarão. Um funcionário da escola leva o carrinho até a sala do professor e depois leva-o de volta para a sala onde ele fica guardado.

Nós, coordenadores pedagógicos, precisamos incentivar os professores para a utilização de recursos tecnológicos e, principalmente, criar meios quando não existem.

Além disso, a ideia dos carrinhos pode ser usada em diversas situações. Se a escola não tiver biblioteca mas possuir muitos livros, é possível colocá-los no carrinho e fazer um rodízio entre as salas. O mesmo vale para jogos, materiais de ciências e outros recursos que a instituição possua.

E vocês, como solucionam problemas de espaço físico?

Beijos, Maria Inês.