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Como fazer o empréstimo de jogos matemáticos na Educação Infantil

POR:
Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink

Os jogos possibilitam o pensamento matemático de maneira significativa e auxiliam muito no processo de aprendizagem

Envolver as famílias na vida escolar de seus filhos é uma meta de todo projeto educativo. Assim, fazer o empréstimo de livros ou jogos para levar para casa é uma situação muito pertinente na escola.

Desde que vim trabalhar na EMEI Profª Maria Alice Pasquarelli, já estava institucionalizado o empréstimo semanal de livros da literatura infantil (projeto “Leva e traz”).  Confeccionar jogos e materiais pedagógicos para a sala de aula sempre foi uma constante na Educação Infantil, por isso, aumentar o acervo para poder emprestar para as crianças levarem para casa foi um processo muito tranquilo. Isso permitiu, há alguns anos, iniciarmos o projeto “Leva e Traz de Matemática” (acesse aqui o projeto da turma do Infantil 2).

Claro que é preciso uma logística, e um número razoável de jogos, para assegurar que todos façam o empréstimo várias vezes ao longo do ano.  É preciso confeccioná-los, comprar dados e brinquedinhos que servirão de marcadores, elaborar o bilhete de orientação às famílias, digitar as regras do jogo… Dá trabalho, mas tudo é questão de planejamento.

Organizamos assim aqui na escola:

Turma

Jogos do “Leva e Traz de Matemática”

Infantil 1 (3anos) Jogos de Percurso com 2,3 ou 4 caminhos concomitantes, sem numeração.A partir do 2º semestre.
Infantil 2 (4 anos) Jogos de Percurso com um só caminho, numerado e com 1 ou 2 dados (se for mais de 50 serão 2 dados).Desde o 1º semestre.
Infantil 3 (5 anos) Jogo do +1 (acesse aqui)Jogo do +2Batalha com intervalos numéricos de 1 a 50 e de 1 a 100. (acesse aqui)Desde o 1º semestre.

Os jogos possibilitam o pensamento matemático de maneira significativa e lúdica.  As crianças realizam os procedimentos de jogar o dado, fazer a contagem termo a termo, quantificar e/ou somar e interpretar os números várias vezes ao passo que se fosse uma atividade impressa realizariam tais procedimentos apenas uma vez, o que valida o potencial do uso de jogos para aprender os conteúdos de matemática.

É preciso que as crianças tenham brincado com o professor e colegas em sala de aula antes de levar o jogo emprestado para casa, assim  podemos assegurar que elas saibam como se joga.  Mesmo que os procedimentos ainda estejam sendo aprendidos, como quando a criança conta 2 vezes a mesma casa no jogo de percurso, isso não é  problema pois é jogando e vendo o outro jogar que ela vai aprender.

Na próxima semana vou escrever sobre outros jogos que confeccionamos para os diferentes conteúdos de matemática.

Um beijo, Leninha