Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

O que fazer para que os encontros de formação não virem espaços para “chororô”

POR:
Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink

Ao propor objetivos, metas e ações para serem atingidas, os coordenadores conseguem tornar formativos os momentos em que o corpo docente está reunido

As reuniões de trabalho pedagógico coletivo que acontecem na escola são estritamente de formação. Desde que assumi a coordenação dos anos iniciais da Escola Maria Aparecida, sempre deixei claro à equipe gestora e aos professores que esse é um espaço privilegiado de formação continuada ou formação em serviço e é preciso aproveitá-lo da melhor forma possível.

Tenho bastante clareza de que essas reuniões são essenciais para o desenvolvimento da prática pedagógica dos professores e, consequentemente, alcançar melhores resultados na aprendizagem dos alunos. Foi um ganho para os professores contar com um coordenador pedagógico e com espaço na carga horária de trabalho para rever sua prática e estudar. O bom de tudo isso é que a equipe de professores que coordeno compartilha das minhas ideias e isso faz muita diferença.

Tempo para os “chororôs” (lamentações, lamúrias, reclamações), nas reuniões de formação? Não há. Desde que assumi a função de coordenadora, em 2008, elaboro o meu plano de trabalho para desenvolver no ano letivo, avalio-o ao final do ano e, no próximo, reformulo para as novas realidades da escola. Considerando minhas funções de coordenadora pedagógica, proponho objetivos, metas e ações para serem atingidas.

Todo início de ano, no período de planejamento escolar, apresento aos professores o meu plano de trabalho, lemos coletivamente, eles fazem sugestões, enfim, todos ficam a par do que a coordenadora pretende para o ano.

Com relação à minha função de “formar” os professores, uma de minhas metas com relação aos encontros de formação e que não abro mão, é o aproveitamento de 100% do tempo destinado às reuniões de ATPC (Aulas de Trabalho Pedagógico Coletivo) para estudar.

Nesse sentido, não há espaço para “chororôs”, pois todos sabem o porquê de estamos ali. Para que mesmo? Para cumprirmos uma pauta de formação.

E vocês coordenadores, como administram o tempo dos encontros de formação?

Beijos. Maria Inês.