Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

É muito importante pensar a organização da sala para os encontros de formação

POR:
Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink

Procuro oferecer aos professores, uma sala limpa, arejada e organizada. Afinal, eles trabalharam o dia todo e precisam estar confortáveis para as discussões.

Na minha escola, não temos sala de reuniões. Por isso, os encontros de formação acontecem em uma sala de aula. À tarde, depois que as crianças saem, tenho apenas vinte minutos para organizar o espaço, antes de os professores chegarem.

Em todas as reuniões, organizo as carteiras e cadeiras em forma de “U”. Essa disposição facilita a apresentação da leitura em voz alta para os professores, as discussões coletivas e a visualização das apresentações, quando utilizadas por mim. Se na pauta estiver previsto que haverá necessidade de os professores se sentarem em grupo, o rearranjo é feito na hora. Como no outro dia haverá aula na sala, ao final da reunião, os professores sempre colaboram para deixar a mesma organizada.

Procuro oferecer aos professores, uma sala limpa, arejada e organizada, afinal de contas, eles trabalharam o dia todo e precisam estar confortáveis para mais cem minutos de estudos e discussões.

Além de pensar na organização do espaço para o encontro, também me preocupo em levar para a sala tudo o que será utilizado na reunião: leitura do dia, as pautas, os materiais que serão utilizados (xerox, materiais pedagógicos, aparelho multimídia) para não perdermos tempo.

Penso que ao preparar uma reunião em que os professores sabem o que acontecerá do início até o final – e que percebem que há organização – contribui muito para a prática dos mesmos, afinal de contas, é currículo oculto que pretendo fazer chegar aos professores.

E vocês coordenadores, como organizam a sala para os encontros de formação? Vocês têm uma sala para reuniões?

Beijos, Maria Inês