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Coordenador pedagógico: o que priorizar no final do ano letivo?

POR:
Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink
Para não nos perdermos no final do ano letivo, é importante organizar o trabalho e ter em mente o que devemos priorizar no fechamento do bimestre

Para não nos perdermos no final do ano letivo, é importante organizar o trabalho e ter em mente o que devemos priorizar no fechamento do bimestre

Estamos na reta final do ano e é muito importante pararmos para refletir sobre as tarefas que estamos desenvolvendo na escola.

Nesta época, tenho a impressão de que preciso acelerar ainda mais o ritmo para dar conta das demandas que surgem. Além de pensar nas finalizações necessárias do ano letivo, já estou considerando as possibilidades para o próximo.

Para organizar o trabalho, resolvi relembrar e compartilhar com vocês as reais funções do coordenador pedagógico e o que devemos priorizar para não nos perdermos nessa reta final.

• Desempenho das crianças

Saber como estão evoluindo as aprendizagens das crianças é muito importante. O coordenador pedagógico deve ter conhecimento de quem são e quantos são os alunos que se encontram abaixo das expectativas de aprendizagem para o ano.

Além deste conhecimento, também é bom organizarmos os registros de tudo o que foi proporcionado para esses alunos em termos de ensino, incluindo todas as atividades e avaliações. Costumo dizer aos meus professores que eles precisam ter todos os alunos de sua turma nas mãos e que eu preciso ter todas as turmas em minhas mãos.

• Formação dos professores

Até o final do ano, ainda temos reuniões de trabalho pedagógico coletivo (ATPC). Nelas, podemos planejar temas para que os professores reflitam sobre suas práticas e, inclusive, pensem em como fazer boas intervenções com os alunos que estão com dificuldades de aprendizagem. Uma das possibilidades é organizar grupos de apoio, ação que consiste em reagrupar os alunos e oferecer atividades e intervenções específicas (leia sobre aqui sobre a execução e aqui sobre a avaliação desses grupos).

• Rotina de trabalho do professor

Sempre digo aos meus professores que, nesta reta final, a proposta de rotina semanal deve ser bem planejada. Isso significa que, quanto mais planejada, menos tempo se perde com improvisos. É também nossa função auxiliar os professores na gestão do tempo.

• Observação de aulas

Quando observamos as aulas dos professores, recolhemos subsídios para ajudarmos os docentes no avanço da aprendizagem das crianças. Para saber mais sobre como planejo minhas visitas às salas e como uso o resultado dessa observação depois, clique aqui.

• Registros atualizados

Oriento os professores a manterem seus registros em dia. Entre os documentos a serem atualizados, estão as fichas de compensação de ausências, os cadernos de intervenção pontual, os registros dos alunos que participaram de aulas com professor auxiliar, as pastas de produção de textos e os portfólios.

Nós, coordenadores, também temos que organizar os nossos próprios registros do ano para consultas futuras, caso seja necessário.

• Reunião de pais

Eu e a direção da escola planejamos a reunião de pais com o objetivo de “fechar” o ano letivo. Na primeira reunião do ano, apresentamos a escola para os pais; na última, encerramos as atividades e proporcionamos a eles uma avaliação da escola e dos seus filhos.

Enfim… é bastante trabalho a fazer, mas, priorizando as ações que descrevi acima, consigo não desviar o meu foco de coordenadora pedagógica e, assim, aguardar os resultados de todo o trabalho desenvolvido nos últimos meses. Eles passam depressa!

Quais são suas prioridades para o final de ano? Compartilhem conosco, coordenadores!

Beijos, Maria Inês