Neste ano, foram 47 textos escritos por Leninha Ruiz sobre a atuação do coordenador pedagógico dentro de uma instituição de Educação Infantil. Haja trabalho! Entre os assuntos discutidos, estão planejamento, avaliação, espaços, escrita, oralidade, formação e relacionamento entre os atores da escola.
Mas o que chamou mais atenção foi o texto sobre o que os pequenos devem aprender nessa etapa (clique aqui para ler), pois muitas pessoas ainda acham que a Educação Infantil não é um momento de aprendizagem. Leninha discorda dessa afirmação, expõe algumas convicções que tem sobre o assunto e faz uma lista das vivências que ela considera fundamentais nesse período da vida. E tudo é bem baseado na experiência que ela tem de muitos anos na área.
Em outro momento, a blogueira tocou num ponto que costuma gerar muita discussão: professores que não têm condições de ser responsáveis por uma turma (leia mais aqui). O que fazer nesses casos, quando o docente não qualificou o trabalho nem mesmo depois das intervenções do coordenador? O assunto resultou num debate entre os leitores, que contaram situações que enfrentaram nas escolas em que trabalham.
Se você quiser ler sobre o que mais ela escreveu, basta pesquisar no acervo do blog Coordenadoras em Ação. Está tudo disponível gratuitamente! E não deixe de acompanhar os textos de 2016. Mais desafios virão por aí!