Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Retrospectiva de 2015: dos pequenos aos professores, nada escapa ao coordenador pedagógico

POR:
Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink

Neste ano, foram 47 textos escritos por Leninha Ruiz sobre a atuação do coordenador pedagógico dentro de uma instituição de Educação Infantil. Haja trabalho! Entre os assuntos discutidos, estão planejamento, avaliação, espaços, escrita, oralidade, formação e relacionamento entre os atores da escola.

Mas o que chamou mais atenção foi o texto sobre o que os pequenos devem aprender nessa etapa (clique aqui para ler), pois muitas pessoas ainda acham que a Educação Infantil não é um momento de aprendizagem. Leninha discorda dessa afirmação, expõe algumas convicções que tem sobre o assunto e faz uma lista das vivências que ela considera fundamentais nesse período da vida. E tudo é bem baseado na experiência que ela tem de muitos anos na área.

Em outro momento, a blogueira tocou num ponto que costuma gerar muita discussão: professores que não têm condições de ser responsáveis por uma turma (leia mais aqui). O que fazer nesses casos, quando o docente não qualificou o trabalho nem mesmo depois das intervenções do coordenador? O assunto resultou num debate entre os leitores, que contaram situações que enfrentaram nas escolas em que trabalham.

Se você quiser ler sobre o que mais ela escreveu, basta pesquisar no acervo do blog Coordenadoras em Ação. Está tudo disponível gratuitamente! E não deixe de acompanhar os textos de 2016. Mais desafios virão por aí!