Ao fim de mais um período de muita troca de conhecimento sobre o trabalho do coordenador pedagógico, é hora de fazer um balanço do que de mais importante aconteceu em 2015 aqui, neste espaço. Às quintas-feiras, Eduarda Mayrink trouxe experiências pessoais e debateu questões e dilemas comuns ao cotidiano do coordenador, principalmente em relação à equipe docente.
E a formação do professor – principal função do coordenador – foi não só um dos temas mais abordados por Eduarda, como também o mais procurado pelos leitores. Dos cinco posts mais acessados em 2015, quatro deram destaque ao assunto.
Então, que tal aproveitar esse momento para revisitar esses textos e refrescar a memória para o ano que vem chegando? Abaixo, veja a lista completa:
5º O papel do coordenador no horário de trabalho pedagógico coletivo
O bom aproveitamento desse tempo depende muito da ação do gestor da equipe. Por isso, Eduarda recomenda a elaboração de um plano de formação claro e um empenho em motivar os professores a participar de cada atividade. O post pode ser lido aqui.
4º Como fazer a semana pedagógica em pouco tempo
Elencar as prioridades: essa é a chave para otimizar as discussões de início de ano quando se tem um prazo curto. Por isso, a coordenadora conta quais itens da pauta ela prioriza na hora de organizar as reuniões. Conheça a lista aqui.
3º Como fazer a reunião de pais se tornar um momento formativo
Eduarda incentivou os coordenadores a aproveitar melhor essas ocasiões e torná-las mais produtivas, tanto para as famílias quanto para os professores. Veja aqui.
2º A importância da avaliação diagnóstica inicial
Como verificar os conhecimentos que os estudantes já possuem no início do ano e construir o planejamento docente a partir deles? A coordenadora propôs a elaboração de um cronograma de ações pedagógicas para orientar as avaliações diagnósticas. Confira aqui.
1º Como diagnosticar o que os professores sabem sobre produção de texto?
O post mais acessado do ano tratou sobre um dos aprendizados mais importantes para os alunos. Eduarda mostrou que é possível organizar uma atividade formativa em sete passos que ajude a equipe a repensar suas práticas ao trabalhar produção de texto. Leia aqui.
Ufa! Em 2015, o que não faltou foi assunto. E em 2016, Eduarda Mayrink vem com muito mais.
Mas, por enquanto, aproveite bem as suas férias e tenha um feliz Ano Novo!