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Em 2015, papel do coordenador na formação docente foi destaque

POR:
Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink

Em 2015, a formação docente foi objeto de discussão em diversos posts da coordenadora Eduarda Mayrink. Foto: Manuela Novais

Ao fim de mais um período de muita troca de conhecimento sobre o trabalho do coordenador pedagógico, é hora de fazer um balanço do que de mais importante aconteceu em 2015 aqui, neste espaço. Às quintas-feiras, Eduarda Mayrink trouxe experiências pessoais e debateu questões e dilemas comuns ao cotidiano do coordenador, principalmente em relação à equipe docente.

E a formação do professor – principal função do coordenador – foi não só um dos temas mais abordados por Eduarda, como também o mais procurado pelos leitores. Dos cinco posts mais acessados em 2015, quatro deram destaque ao assunto.

Então, que tal aproveitar esse momento para revisitar esses textos e refrescar a memória para o ano que vem chegando? Abaixo, veja a lista completa:

5º O papel do coordenador no horário de trabalho pedagógico coletivo

O bom aproveitamento desse tempo depende muito da ação do gestor da equipe. Por isso, Eduarda recomenda a elaboração de um plano de formação claro e um empenho em motivar os professores a participar de cada atividade. O post pode ser lido aqui.

4º Como fazer a semana pedagógica em pouco tempo

Elencar as prioridades: essa é a chave para otimizar as discussões de início de ano quando se tem um prazo curto. Por isso, a coordenadora conta quais itens da pauta ela prioriza na hora de organizar as reuniões. Conheça a lista aqui.

3º Como fazer a reunião de pais se tornar um momento formativo

Eduarda incentivou os coordenadores a aproveitar melhor essas ocasiões e torná-las mais produtivas, tanto para as famílias quanto para os professores. Veja aqui.

2º A importância da avaliação diagnóstica inicial

Como verificar os conhecimentos que os estudantes já possuem no início do ano e construir o planejamento docente a partir deles? A coordenadora propôs a elaboração de um cronograma de ações pedagógicas para orientar as avaliações diagnósticas. Confira aqui.

1º Como diagnosticar o que os professores sabem sobre produção de texto?

O post mais acessado do ano tratou sobre um dos aprendizados mais importantes para os alunos. Eduarda mostrou que é possível organizar uma atividade formativa em sete passos que ajude a equipe a repensar suas práticas ao trabalhar produção de texto. Leia aqui.

Ufa! Em 2015, o que não faltou foi assunto. E em 2016, Eduarda Mayrink vem com muito mais.

Mas, por enquanto, aproveite bem as suas férias e tenha um feliz Ano Novo!