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Como o coordenador pedagógico pode se autoavaliar

POR:
Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink

Nesse final de semestre, falamos em avaliar a aprendizagem dos alunos e o desempenho dos professores, mas também precisamos analisar o nosso próprio trabalho. Será que os docentes participaram de uma formação continuada adequada e tiveram o coordenador como parceiro mais experiente para refletir sobre os encaminhamentos de sua turma? É hora de analisar o trabalho que você realizou junto a cada professor e o projeto de formação, sempre com vistas a planejar e ajustar todo o processo para a segunda metade do ano letivo.

Para colaborar com a sua análise, proponho duas estratégias:

Revise seus registros

Ao longo do semestre, o coordenador acompanhou cada professor, realizou atendimentos individuais, auxiliou em diversos encaminhamentos no planejamento específico de cada turma, orientou ou refletiu junto com o docente acerca das questões da prática de sua sala de aula assim como questões específicas de determinados alunos.  Por isso, a primeira ação de autoavaliação deve ser rever seus registros para ter um panorama de tudo que realizou. Nessa consulta, você pode inclusive encontrar anotações de metas ou intenções que não foram adiante e retomar esse percurso com os professores.

Ouça os professores

Para avaliar o projeto de formação, é interessante convidar os professores a discutir e fazer sugestões de mudanças.  Acredito muito no debate com vários pontos de vista.  A ponderação sobre as questões que meu colega traz e a interlocução entre os pares sempre é mais profunda que uma reflexão solitária.

Costumo reservar uma reunião de formação para isso. Para nortear a análise, elenco tudo que foi feito no horário de formação, listando na lousa ou num impresso entregue a cada professor. Afinal, costumamos nos lembrar somente do que aconteceu recentemente ou do que foi mais significativo. Na sequência, solicito que, em duplas ou trios, discutam sobre os itens e registrem os impactos na sua prática e/ou as sugestões de melhoria, assim como quais conteúdos poderiam ser abordados nos próximos momentos formativos.

Depois da discussão em pequenos grupos, abro para uma socialização no coletivo, mediada por mim a fim de que o grupo chegue num consenso na sugestão dos encaminhamentos para segundo semestre. Mas, nem sempre é possível chegar num acordo. Nesse registro, de alguns anos atrás, o grupo de professores com o qual eu trabalhava tinha diferentes expectativas em relação à formação que ainda diferiam do meu planejamento do ano de rever as situações didáticas de leitura pela criança.  Junto com a direção da escola, ponderamos e acabamos optando por planejar dois módulos para o segundo semestre, Matemática e Leitura.

E você, costuma realizar uma autoavaliação no final do semestre?

Um abraço,

Leninha