Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Como organizar a reunião de planejamento para o segundo semestre

POR:
Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink

No final do 1º semestre, os professores avaliaram todo o seu trabalho pedagógico com base em relatórios sobre as aprendizagens das crianças. Foi um trabalho intenso que agora precisa ser retomado com vistas à elaboração das atividades permanentes, sequências ou projetos de cada turma para o 2º semestre.  Afinal só podemos planejar se sabemos os que as crianças já sabem. Mas, como eu, no papel de coordenadora pedagógica, posso ajudar os educadores a elaborar boas situações didáticas?  Essa é a pergunta que me faço a cada período de planejamento e quero compartilhar algumas estratégias possíveis com vocês.

Os saberes dos professores

Um bom caminho é analisar o que a turma já aprendeu tendo como referência as expectativas de aprendizagem para o ano. Pode ser bem interessante elaborar um impresso que facilite a visualização do percurso percorrido e onde é preciso investir mais. Apresento um modelo bem simples de impresso sobre Matemática – Sistemas de Numeração, da turma de 5 a 6 anos, para você conhecer. Com essas informações, os profissionais têm condições de desenvolver boas situações de aprendizagem para o semestre que se inicia.

A proposta é que os professores, reunidos por nível em que leciona, analisem as aprendizagens de suas turmas apoiados nas pautas de observação do 1º semestre. Ao analisarem coletivamente o que a turma já sabe e o que precisa ser foco nas situações didáticas que planejarão já começam a delinear o que permanece ou o que precisa de adequação nas sequências e projetos que já estão escritos e foram, ao longo dos anos, sendo revisados.  Isso é o bacana, o coletivo de professores sempre aperfeiçoa os planejamentos deixando-os melhores.

Outra coisa importante é que mesmo que toda a turma já saiba recitar a sequência numérica até o 50, por exemplo, nas primeiras semanas devem ser propostas situações para que façam uso dessa recitação. Uma opção é fazer isso nas brincadeiras. A ideia é retomar aos poucos a rotina escolar e tudo que aprenderam no semestre anterior. Afinal, a criançada participou de outras atividades no período de férias. É preciso um aquecimento, não é mesmo?

O papel do coordenador durante essa análise

No dia em que a equipe está reunida para planejar, minha vontade é estar junto com cada grupo o tempo todo já que é um momento de muita discussão e reflexão coletiva sobre o trabalho pedagógico. Quero ouvir o que estão propondo e também dar sugestões. Mas, como não é possível estar em todos os lugares, procuro dividir o tempo, ficando cerca de 1h30 em cada um deles.  É um momento de muita aprendizagem pra mim também!

E na sua escola, o planejamento do 2º semestre já está a todo vapor?

Um abraço,

Leninha Ruiz