Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Cinco projetos que apoiam o trabalho de alfabetização

Confira materiais e cursos gratuitos para vencer os desafios de ensinar as crianças a ler e escrever

POR:
Anna Rachel Ferreira

Criança de cerca de 7 anos lê livro em cima de uma. Ela sorri (Crédito: Shutterstock)

A meta 5 do Plano Nacional de Educação (PNE) é clara: alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º ano do Ensino Fundamental. Essa não é uma missão fácil e os professores alfabetizadores sabem, melhor do que ninguém, que é necessário ter uma formação sólida para identificar os diferentes modos como cada estudante aprende e ajudar toda a turma a avançar na leitura e na escrita.

Para colaborar com o trabalho dos educadores nesse processo, foi lançada neste mês a plataforma Alfaletrar, baseada no programa de formação de professores em Lagoa Santa, interior de Minas Gerais, idealizado por Magda Soares, professora emérita da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e especialista em alfabetização. A iniciativa, apoiada pelo Cenpec em parceria com a Fundação Lemann e a Pearson, apresenta conteúdos teóricos e práticos sobre alfabetização.

Além do Alfaletrar, destacamos outros projetos que podem ajudá-lo a planejar e desenvolver o trabalho com os professores alfabetizadores e com as turmas que estão aprendendo a ler e a escrever. Confira:

 

Recém-lançada, a plataforma se baseia na experiência da educadora Magda Soares na formação de professores do município de Lagoa Santa, que resultou em um crescimento de quase 2 pontos no Ideb da cidade. O programa conta com vídeos, infográficos, fotos, textos, cursos online autoinstrucionais e mediados e um glossário sobre alfabetização e letramento. A plataforma é voltada para professores e gestores.

 

Realizado pelo Ministério da Educação (MEC) em 2001, o curso conta com a participação de especialistas renomados, como a educadora Telma Weisz e Célia Prudêncio de Oliveira. Dividido em 3 módulos, ele é composto de uma série de vídeos, apostilas com uma coletânea de textos, orientações gerais e encaminhamentos que o formador pode utilizar com a equipe. Tudo isso está disponível gratuitamente no site de NOVA ESCOLA.

 

O programa foi desenvolvido em 2007, pela Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, para formação e acompanhamento de professores e elaboração e distribuição de material didático para o primeiro ciclo do Ensino Fundamental. No site do projeto, é possível fazer download de roteiros didáticos, sugestões para diagnóstico de Língua Portuguesa e até propostas de atividades para os estudantes.

 

A iniciativa do Instituto Natura visa dar suporte aos professores durante o processo de alfabetização. No portal do Trilhas, o professor pode participar do curso à distância gratuito desenvolvido e fazer download do kit de apoio que contém cadernos de orientação e de indicações literárias, jogos de linguagem e cartelas para atividades.

 

Publicação digital mensal e gratuita especializada em leitura. A revista traz desde textos teóricos sobre a formação de leitores até resenhas de livros que podem ser utilizados em sala de aula. Vale ficar atento ao site para saber dos eventos como seminários, encontros e jornadas organizados pela equipe do projeto.