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Diminua a resistência à observação em sala de aula

Formação

POR:
Elos Educacional, Silvana Tamassia

Logo da consultoria em gestão escolar Elos EducacionalObjetivos do encontro
- Compreender o processo de observação de aula como uma estratégia formativa.
- Refletir sobre como realizar uma observação em sala de aula e participar de exercícios de observação e feedback.
- Construir diretrizes e regras para uma observação eficiente e respeitosa.

Duração
Um encontro de 1h30.

Recursos
- Cópias do texto "Todo Ponto de Vista é a Vista de um Ponto", de Leonardo Boff.
- Computador ou rádio para tocar o podcast Fala Aí, Professor! sobre a relação entre coordenadores e professores.
- Cópias ou projetor para exibir imagens.
- Folhas e canetas ou lápis para fazer anotações.

Mediador
Coordenador pedagógico.

Participantes
Equipe de professores.

1ª etapa; Acolhimento
Inicie apresentando os objetivos do encontro. Em seguida, proponha a leitura compartilhada do texto "Todo Ponto de Vista é a Vista de um Ponto", de Leonardo Boff.

Peça que os professores compartilhem possíveis preocupações sobre a presença do coordenador em sala de aula. Ela intimidaria? Parece vigilância? Pode ser positiva ou negativa? Anote essas preocupações.

2ª etapa: Discussão sobre o papel do coordenador
Ouça o podcast Fala Aí, Professor! sobre a relação entre professores e coordenadores pedagógicos. Selecione o trecho que vai de 11min26s a 28min20s. Peça que os professores compartilhem suas impressões sobre a discussão.

3ª etapa: A observação como estratégia formativa
Apresente as frases abaixo e peça que os professores as analisem.

"Observar uma situação pedagógica não é vigiá-la, mas sim fazer vigília por ela, isto é, estar e permanecer acordado por ela, na cumplicidade da construção do projeto, na cumplicidade pedagógica."
Madalena Freire

 
"Porque o professor está quase sempre tão envolvido que às vezes, não lhe é possível enxergar o que salta aos olhos de um observador externo."
Telma Weisz
 
Conduza a discussão ressaltando a importância da observação como um momento formativo. Aprofunde a diferença entre vigiar e fazer vigília. Alguns pontos sobre os benefícios da presença do coordenador podem ser destacados:

a) A responsabilidade sobre a aula deixa de ser exclusiva do docente, que a compartilha com demais integrantes da escola e das Secretarias de Educação.

b) A observação ajuda a diagnosticar boas práticas e necessidades de melhoria do fazer pedagógico. O gestor pode ajudá-lo a relacionar o planejamento com sua execução e, junto com ele, avaliar quais ações foram efetivas e quais podem ser potencializadas.

c) Ao observar e identificar boas práticas, torna-se possível compartilhá-las. Desta maneira, o professor se torna protagonista do processo formativo dele mesmo e dos colegas.

d) Docente e gestor podem identificar em conjunto as principais dificuldades no ensino e na aprendizagem com uma turma específica e trabalhar de maneira personalizada o aperfeiçoamento das práticas pedagógicas.

e) A partir da observação, o coordenador pode identificar necessidades formativas comuns ao grupo de professores, que possam ser trabalhadas nas reuniões formativas nos horários de trabalho coletivo na escola.

Também reforce o sentido de colaboração e não fiscalização da observação. Destaque que o objetivo é fazer um relato descritivo da aula acompanhada, de maneira objetiva e sem apresentar juízos de valor.

4ª etapa: Elaborando propostas para a observação
Inicie a atividade ressaltando a importância da formação e apresentando sua intenção de acompanhar a aula de todos os professores. Para isso, proponha que os professores o ajudem a construir alguns combinados para garantir que a observação seja respeitosa e possa cumprir com os objetivos discutidos na atividade anterior.

Se o grupo for grande, peça que se dividam em grupos menores e discutam quais seriam algumas dessas regras (uma ou duas por grupo). Elas não devem dizer respeito a todos os aspectos da observação, mas apenas àquilo que eles achem que seja mais importante ressaltar. Destaque que outros combinados podem ser feitos posteriormente entre o coordenador e cada professor, mas que a ideia é construir parâmetros que se apliquem a todos.

Volte a reunir o grupo e peça que cada um apresente as suas propostas. Sistematize-as em uma lousa ou no computador (projetando-a). Observe os pontos contemplados. Algumas sugestões de combinados que podem ser firmados:

- A necessidade de uma conversa prévia à observação, para combinar o horário e os aspectos a serem observados.

- Questões sobre a postura do coordenador e do professor durante o acompanhamento da aula.

- A importância de um encontro individual entre coordenador e professor após a observação para que sejam discutidos os aspectos observados pelo gestor.

5ª etapa: Avaliação e próximos passos
Peça que os professores entreguem a você as respostas para as seguintes questões:

a) O que eu aprendi neste encontro?

b) Qual a minha opinião sobre a observação de aula na escola?

c) Estou aberto para ter minha aula observada, de acordo com a ideia apresentada? (Podem responder com sim, talvez ou ainda não).

A partir das respostas, combine com os professores para iniciar esta ação na escola, caso ela ainda não aconteça. Para isso, será importante determinar qual será o foco desta observação e fazer registro descritivo deste momento. Não esquecer de marcar o dia da observação com o professor e marcar a data para o feedback, que deverá ser preparado previamente.

 

 

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